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Governo assina contrato de concessão das rodovias do Sul de Minas

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (16/11), a assinatura dos contratos de concessão das rodovias dos lotes 1 (Triângulo Mineiro) e 2 (Sul de Minas) com o Consórcio Infraestrutura MG, vencedor das duas licitações. Ao todo, mais de 1.000 km foram concedidos para a iniciativa privada.

A apresentação do balanço dos projetos e a assinatura dos contratos foi realizada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, durante coletiva realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. 

A previsão inicial das obras é de que nos dois primeiros anos de contrato sejam feitos investimentos de cunho mais emergencial nas rodovias, o que já refletiria em uma melhora nas condições de tráfego e segurança das vias contempladas: a fatídica MG-290, além da BR-459, MG-173, MG-295, MG-459, MG-455, LMG-877 e CMG-146.

A conclusão das obras deve acontecer entre o sexto e oitavo ano após a concessão, quando todos os trechos deverão atender aos parâmetros técnicos especificados no projeto.

O governador de Minas, Romeu Zema, não participou da solenidade, no entanto enviou mensagem por meio de um vídeo no qual destacou a importância dos contratos e os investimentos nas rodovias.

 

 

Sul de Minas

No lote do Sul de Minas, as principais cidades na região são Pouso Alegre, Poços de Caldas e Itajubá. Ao todo, 454,3 km de rodovias, em especial a BR-459 e MG-290, vão receber R$ 2 bilhões de investimentos em infraestrutura.

Segundo o governo estadual, a concessão engloba serviço de operação, monitoração, manutenção, ampliação de capacidade e de serviço. Veja os trechos que serão contemplados em cada rodovia:

Conforme previsto no contrato, serão oito praças de pedágios implantadas no Sul de Minas. A tarifa cobrada nos pedágios é definida na fase de modelagem do projeto de concessão. No lote rodoviário do Sul, o valor inicial é de R$ 8,32. Veja onde estarão as novas praças:

O contrato pontua que a implantação dos pedágios começa em nove meses do momento em que a empresa assumir a rodovia. Todas as praças deverão ser implantadas em 24 meses. José Carlos Cassaniga, diretor-presidente do Consórcio Infraestrutura MG, falou sobre as rodovias da região:

 

A concessão

O Lote do Sul de Minas será feito em uma Parceria Público-Privada (PPP), com o Estado pagando um valor de contraprestação à empresa para a execução dos investimentos previstos nos dois primeiros anos.

O grupo vencedor, formado pelas empresas Equipav e Perfin, será responsável pela operação, manutenção, ampliação da capacidade e melhoria do nível de serviço dos trechos do sistema rodoviário pelo prazo de 30 anos.

O Estado informou ainda que esses lotes, em conjunto, demandarão investimentos estimados em R$ 5,5 bilhões com mais de R$ 2 bilhões nos oito primeiros anos e vão gerar cerca de 60 mil vagas de emprego.