Notícia

Como ficará o tempo no Sul de MG durante o feriado prolongado?

Meteorologista fala sobre temperatura e previsões para os próximos quatro dias em Pouso Alegre e cidades da região

Iago Almeida / 11 novembro 2022

Vista da Avenida Tuany Toledo, em Pouso Alegre / Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

Praticamente todo o Brasil terá muitas pancadas de chuva durante o fim de semana prolongado, por causa do feriado da Proclamação da República, comemorado na próxima terça-feira, 15 de novembro. Saiba como fica a previsão do tempo para Pouso Alegre e região nos próximos dias.

Segundo o Clima Tempo, não há previsão de nova queda da temperatura. O calor e os períodos com sol vão predominar durante o dia, mas o risco de pancadas de chuva será alto especialmente à tarde e à noite nas cidades do Sul de Minas. Raios e ventos fortes são esperados para alguns municípios.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Pouso Alegre a previsão é de muitas nuvens no céu durante os dias do feriadão, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em partes dos dias. As temperaturas ficam entre 15°C e 29°C.

Já em Ouro Fino, a previsão é de que os termômetros fiquem entre 16°C e 31°C, também com possibilidade de chuvas durante todos os dias. Enquanto isso, em Cambuí, a máxima não passa dos 26°C, com mínimas de 16°C.

Veja a previsão, segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes:

 

 

Inmet faz alertas

As chuvas têm sido intensas no Sul de Minas nos últimos dias, com muita queda de granizo e vendavais, o que tem preocupado autoridades e moradores. Em algumas cidades, o tamanho das pedras de gelo estão causando estragos, por isso é preciso cuidado.

O Inmet emitiu dois alertas para as próximas horas. O primeiro é para tempestades que podem atingir a região até às 21h desta sexta-feira (11/11). Haverá chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo.

O segundo alerta é para chuvas intensas, que podem atingir as cidades da região de Pouso Alegre até às 10h deste sábado (12/11). A previsão é a mesma do primeiro alerta, mas ainda com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mais Lidas