Notícia

Defesa Civil de Minas alerta para cenário atípico de temporais com granizo

Órgão atua em municípios atingidos pelas tempestades dessa semana. Coordenador adjunto pede que população se proteja no momento da chuva.

Magson Gomes / 09 novembro 2022

Tempestade com granizo danifica carro no Sul de Minas. Imagem: redes sociais

Cidades do Sul de Minas estão entre as mais afetadas pelos temporais com queda de granizo nesse início do período chuvoso. Ontem (08/11) o fenômeno foi registrado nos municípios de Poço Fundo, Careaçu, São Sebastião da Bela Vista e, com intensidade ainda maior, em Campos Gerais e Monte Belo.

Nesta quarta-feira (09/11), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) segue mobilizada para atendimento aos municípios atingidos pelas fortes chuvas no estado.

De acordo com o órgão, foi confirmada a primeira morte em decorrência das chuvas do período em Minas. Um idoso de 62 anos, cadeirante, morreu após um muro cair sobre ele, na cidade de Piraúba, na Zona da Mata.

“Temos equipes em Santos Dumont e em Piraúba, ambas na Zona da Mata, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, especificamente em Campos Gerais – que foi uma região que sofreu muito com a chuva de granizo de ontem”, detalha o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa, a respeito da mobilização das últimas 24 horas.

Segundo o boletim da Defesa Civil de Minas Gerais desta quarta-feira (9/11), o estado já conta com 27 municípios em situação de emergência por conta das chuvas. Há, ainda, 1.804 pessoas desalojadas e 488 desabrigadas.

O Estado de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, também presta apoio humanitário aos atingidos. “Estamos, neste momento, fazendo o carregamento de caminhões para levar lona, cestas básicas, kits de higiene, kits de limpeza, kits dormitório para apoio aos necessitados de acordo com a demanda dos municípios”, afirma o tenente-coronel.

Cenário atípico

“Neste ano, especificamente, estamos com um início de período chuvoso diferenciado. Em outros anos, tínhamos municípios afetados por chuvas de granizo em pequeno número, quatro, cinco ou seis, no máximo. Hoje, podemos dizer que já são mais de 40 municípios afetados pelo granizo.

Muitas chuvas sem grande intensidade, outras em maior volume, mas é um diferencial em relação a outros anos”, ressalta o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais.

E a previsão é de mais chuva nesta semana. “Segundo os modelos meteorológicos que nos foram apresentados, hoje (9/11) teremos chuvas semelhantes, severas, com granizo, semelhante à data de ontem (8/11) na porção Central do estado, na Zona da Mata, entre Barbacena e Santos Dumont, e também no Sul de Minas”, diz o tenente-coronel Sandro Corrêa.

O militar também orienta para que as pessoas não se coloquem em risco e busquem locais seguros durante as chuvas. “Pedimos às pessoas que se abriguem, que não se aventurem em tempestades de raios, em chuvas fortes, em chuvas de granizo. Ontem, estávamos fazendo uma vistoria em Lagoa Santa e vimos pessoas, ao fim da chuva de granizo, fazendo atividade física na orla da lagoa, com raios ainda. Isso é muito perigoso. Pedimos que se abriguem em locais adequados para que não sejam surpreendidas por situações climáticas adversas”, diz.

Mais Lidas