Pouso Alegre terá uma programação especial para as celebrações do dia de Finados, celebrado nesta quarta-feira, 2 de novembro. Os dois cemitérios da cidade estarão abertos durante todo o dia para visitações no feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram.
O Cemitério Municipal estará aberto para visitações das 6h às 17h. A expectativa de público este ano, segundo a Prefeitura, é de cerca de 40 mil visitantes. Não estão previstas atividades no local.
“Os agentes de trânsito estarão no cemitério para manter a ordem e de acordo com o movimento avaliar se será necessário algum desvio”, informou a administração municipal.
Como não haverá missas no Cemitério Municipal, a Igreja Nossa Senhora de Fátima fará uma procissão com benção ao local. Haverá missa na igreja às 7h, seguida de procissão ao cemitério e benção dos túmulos.
Além disso, a igreja ainda celebrará missas às 9h, 11h, 16h e 19h. No bairro Cidade Jardim, a missa acontece às 9h, enquanto no bairro Belo Horizonte, haverá celebração às 19h30.
Já o Cemitério Jardim do Céu (particular) funcionará de 7h às 17h. Haverá a celebração de uma missa às 10h, uma celebração religiosa às 11h e oração de conforto às famílias às 12h. Em seguida, acontecerá uma revoada de balões. No local são esperados 5 mil visitantes neste dia de Finados.
Vale destacar que o Cemitério Municipal chegou a ser fechado entre os dias 18 e 20 de outubro para dedetização. Depois, o espaço recebeu várias pessoas para limpar os túmulos.
Santa Rita do Sapucaí
Em Santa Rita do Sapucaí, o Cemitério Municipal estará aberto das 06h às 19h. As duas entradas estarão disponíveis para acesso ao cemitério: Rua do Crepúsculo (rua de baixo) e Rua Aloísio Ribeiro esquina com Rua Manuel da Fonseca (rua de cima).
“Aproveitamos para chamar a atenção de toda a população sobre a importância de reforçar os cuidados contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika, da febre amarela e da febre chikungunya. O alerta se dá diante da necessidade de redobrar as ações de prevenção no cemitério, considerado local de risco para a proliferação do mosquito, a recomendação é que, ao comparecer ao cemitério as pessoas evitem levar vasos de flores e outros objetos que possam acumular água da chuva”, pediu a Secretaria de Saúde.