Notícia

Eleições 2022: Pouso Alegre tem votação tranquila, com pequenas filas

Segundo turno é realizado neste domingo (30/10). Cidade tem quase 110 mil eleitores, em 40 locais de votação.

Magson Gomes / 30 outubro 2022

Eleições 2022: Pouso Alegre tem votação tranquila, com pequenas filas. Foto: Terra do Mandu

As primeiras horas de votação neste segundo turno das eleições 2022 têm sido tranquilas em Pouso Alegre, Sul de Minas. São poucas ou nenhuma fila nos 40 locais de votação neste domingo (30/10).

Os mineiros votam apenas para presidente da República, já que a eleição para governador foi definida no primeiro turno. Com isso, o registro dos votos dura poucos segundos.

Em Pouso Alegre são 108.407 eleitores aptos a votar. O comparecimento no primeiro turno foi de 87.468, ou seja, uma abstenção de 19,32%.

Os 20.939 eleitores que não compareceram no primeiro turno podem votar normalmente neste domingo. Mesmo que ainda não tenha justificado a ausência em 02/10.

Em Pouso Alegre são 40 locais de votação, com 348 seções. Se você já sabe o local que vota, só conferir a lista de Locais de Votação Pouso Alegre_2022, com seções e números de eleitores.

Já o eleitor que está na dúvida onde vota, pode fazer a consulta através do site do TSE.  A lista com os locais está disponível no site do TSE.

Mudança de seções

O município teve alteração para a eleição atual. Os 1330 votantes das seções 110 a 115, até 2020 tinham que ir até o Colégio São José. O novo local dessas seções é a Pré-Escola Monsenhor Mendonça, na Praça João Pinheiro, no Centro.

O maior movimento de pessoas no dia da eleição deve ser na Escola Estadual Vinícius Meyer, que reúne 5.755 eleitores. A Escola Municipal do Cervo é o local com o menor número de eleitores de Pouso Alegre, 208 ao todo.

O que é preciso levar ao votar

Para votar é preciso apresentar um documento oficial com foto, seja o documento impresso ou digital. “Se ele já tem biometria, pode levar o e-título, o título digital no celular e se identificar por ele. ” É permitido votar sem o título. “Muita gente fala que perdeu o título de eleitor de última hora. Sabendo qual a sua seção e, você pode consultar isso no site do TSE a qualquer momento. ”

Justificativa para quem não votar

A justificativa só vale para quem está fora da cidade onde vota. O chefe do cartório eleitoral explica que a pessoa pode justificar no dia da eleição. É preciso ir até um ponto de votação com “um documento de identidade e fazer a sua justificativa com o mesário ou fazer pelo aplicativo e-título”.

O prazo limite para justificar o voto é de 60 dias após a eleição. “Não é só entrar e justificar. Tem que ter documento, o motivo da ausência, atestado médico. É no site do TRE e tem que anexar algum documento que comprove o motivo da ausência. ”

O que é permitido e proibido no dia do voto

No dia da eleição é preciso ter atenção para evitar o crime de boca de urna. “A manifestação silenciosa é permitida e os fiscais vão estar identificados e partidos. Vai ter esse tipo de movimentação com identificação, mas, desde que seja silenciosa e sem pedido explícito de voto.” Um exemplo é o uso de roupas em cores desses partidos, sem nomes ou legendas.

Mais Lidas