Economia

Golpe de falso Auxílio Brasil circula no Sul de Minas

Especialista em cyber segurança do INATEL explica risco de clicar em links suspeitos e fornecer dados de redes sociais

Nayara Andery / 28 outubro 2022

Mensagem do falso Auxílio Brasil é um golpe que tem circulado no Sul de Minas.

O golpe que usa o Auxílio Brasil para tentar fazer vítimas, tem circulado no Sul de Minas. O vigilante Klaus Assis está entre as pessoas que receberam a mensagem “consulte se você tem direito ao Auxílio Brasil no valor de R$ 1200 e faça o saque via Pix imediatamente”, com um link.

“Tenho recebido mensagens por WhatsApp e SMS também de que eu teria direito de receber R$ 1200 do Auxílio Brasil. Eu cliquei no link e fiz um teste com (dados) um parente falecido meu e aprovou e outra coisa é que eu também não recebo Auxílio Brasil”, conta o vigilante.

O site usa a logomarca da Caixa e do Governo Federal e propõe valor e forma de pagamento diferente do programa social do Ministério da Cidadania. “Gostaria de que todos ficassem atentos sobre isso para tentar pelo menos, cortar esse link (do golpe) do ar.” O site oficial do programa é www.gov.br/cidadania. A instituição não envia mensagens de texto ou por redes sociais.

Cada vez mais pessoas clicam e compartilham links suspeitos, sem antes buscar saber se a mensagem é verdadeira. É assim que as fake news e golpes se popularizam. A empresa PSafe identificou em julho, que 17 sites usavam o nome do programa Auxílio Brasil para golpes. Em uma semana tinham sido bloqueadas mais de 140 mil tentativas de golpe.

O importante é desconfiar e checar a informação em sites oficiais, alerta Evandro César Vilas Boas, especialista em segurança cibernética do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). A instituição tem o Laboratório de Segurança Cibernética e IOT voltado para pesquisas e desenvolvimento de tecnologias nesse setor.

A variedade de golpes por redes sociais e mensagem de texto (SMS) incluem brindes, promoções, mensagens que ofertam dinheiro. Clicar em link suspeito, fornecer dados pessoais ou o número da autenticação de dois fatores (medida de segurança) pode gerar danos pessoais às vítimas.

Essas consequências incluem a clonagem de rede social, principalmente WhatsApp e Instagram até à invasão dos dados do celular, sejam informações pessoais, contas bancárias, entre outros. O especialista em segurança diz que antivírus são importantes ao proteger contra sites suspeitos.

A ferramenta de proteção funciona por meio de aplicativo no celular. Ele ressalta que o antivírus não protege contra mensagens em redes sociais.

Mais Lidas