Pouso Alegre tem cerca de 6 mil pessoas que precisam atualizar CadÚnico
Total inclui cadastros desatualizados há mais de dois anos. Inscritos que não atualizaram dados em 2016 e 2017 têm até 14/11 para ir até o CRAS.
Nayara Andery / 18 outubro 2022Total inclui cadastros desatualizados há mais de dois anos. Inscritos que não atualizaram dados em 2016 e 2017 têm até 14/11 para ir até o CRAS.
Nayara Andery / 18 outubro 2022
Pouso Alegre tem 17 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e 6 mil precisam atualizar os dados. O Ministério da Cidadania prorrogou o prazo de atualização até 14 de novembro, para quem deixou de confirmar ou alterar os dados em 2016 e 2017 em todo o país.
A coordenadora municipal do CadÚnico, Marina Borges, explica que essas 6 mil pessoas estão com dados desatualizados há mais de dois. E parte desse número é relativo a quem deve atualizar os dados até novembro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência onde mora.
“É preciso levar RG, CPF, título eleitoral, carteira de trabalho de todos que moram na casa e o comprovante de residência.” O CadÚnico é voltado para famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou se for acima desse valor, para quem tem ou vai entrar em programa ou benefício social relativo ao cadastro.
As inscrições no cadastro nacional em Pouso Alegre cresceram cerca de 30% em um ano e meio. “Até o começo de 2021 tínhamos 13 mil cadastros e agora já temos 17 mil. Desde que aumentou o valor para R$ 600 aumentou a procura”, analisa a coordenadora.
Benefícios como tarifa social nas contas de água e luz, ID Jovem, Auxílio Brasil, carteira do idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e isenção de taxas em concursos e ENEM necessitam do CadÚnico. Marina destaca que cada benefício depende da faixa de salário da pessoa que solicita.
Para que as famílias garantam esse direito é preciso atualizar o cadastro a cada 24 meses. Quando há mudança de residência ou faixa salarial, nascimento ou morte de alguém nessa família, criança acima de quatro anos matriculada ou transferida de escola é preciso fazer a atualização em seguida.
Famílias com crianças e adolescentes têm que manter o acompanhamento médico no posto de saúde e a frequência do aluno na escola. O descumprimento das regras do programa pode levar ao bloqueio do CadÚnico e benefícios sociais, ou até mesmo à exclusão.
Marina explica que mutirões de atualização realizados pela Secretaria de Políticas Sociais ajudaram a diminuir a fila. Novos mutirões estão programados para que as pessoas não percam o prazo para atualizar os dados. O intuito é zerar a fila antes de quem não atualizou o cadastro em 2016 e 2017, antes do final do prazo
O bairro Esplanada recebe o mutirão nesta quinta-feira (20/10), no posto de saúde. Marina acrescenta que os próximos serão nos bairros Pantano (26/10), Belo Horizonte (01/ 11), Árvore Grande (03/11) e Jardim Noronha (08/11). Os horários e pontos de cada bairro devem ser consultados no CRAS ou posto de saúde.
Confira a reportagem em vídeo:
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu