Moradores de São Gonçalo do Sapucaí, com a ajuda de voluntários e órgãos municipais e estaduais, estão tentando reconstruir as casas e prédios públicos que ficaram destruídos após a tempestade de granizo que caiu nesta semana na cidade. Ainda há famílias que continuam desalojadas.
Em entrevista à EPTV Sul de Minas, o prefeito Brian Drago afirmou que a estimativa é de que serão necessários cerca de R$ 2 milhões para reconstruir os locais atingidos pela chuva de granizo, sendo que R$ 1 milhão será apenas para a compra de telhas.
As telhas, e também lonas, estão sendo compradas desde segunda-feira (03/10). Algumas já chegaram na cidade e a prefeitura começou a distribuição na manhã desta quinta-feira (6). Os produtos precisaram ser comprados em cidades da região, uma vez que os estoques em São Gonçalo acabaram rápido.
A cidade tem pouco mais de 20 mil habitantes e cerca de 350 casas ficaram destelhadas. No CAIC, ainda existem cerca de 10 famílias, ou seja, mais de 40 pessoas abrigadas.
“A situação é caótica. Nós não esperávamos uma situação tão difícil. Hoje eu estou acompanhando a primeira entrega das telhas e olhando de perto vejo a tristeza das pessoas que perderam tudo. Não só as casas foram destelhadas, como muita gente perdeu tudo o que tinha. A cidade foi destruída. Nós temos encanamento quebrado da Copasa. Água não sobe para os lugares mais altos da cidade, temos asfalto que estourou em vários lugares, iluminação queimadas, plantações destruídas, criações de animais que foram perdidas. Os prejuízos estimados ainda calculando”, afirmou o prefeito na entrevista.
Além disso, o município está contando com a ajuda de voluntários para trabalhar com mão de obra na reconstrução dos telhados das casas. Quem se interessar, deve procurar o CRAS, a Igreja do Evangelho Quadrangular ou a Prefeitura Municipal.
“Para reparar estas casas o poder público municipal está somando todos os esforços possíveis e as doações continuam sendo válidas, mas se você pode nos ajudar a reparar estes imóveis com sua mão de obra também será muito bem vindo!”, informou a Igreja do Evangelho Quadrangular.
Doações em Pouso Alegre
Em Pouso Alegre são pelo menos três pontos de arrecadação, no Rotary (através do pix todosporsaogoncalo@gmail.com), no Fortminas (Rod. Juscelino Kubitschek de Oliveira, n° 500) e na Faculdade de Direito (na sala do Diretório Acadêmico). Os alunos que realizarem a doação na faculdade ganharão 5 horas complementares!
Os produtos que podem ser doados, são: roupas de cama, lençóis, toalhas, travesseiros, roupas femininas, masculinas e alimentos perecíveis, para ajudar as vítimas na cidade.
Doações em Santa Rita do Sapucaí
A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, através da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal iniciam a Campanha de Solidariedade para São Gonçalo do Sapucaí para arrecadar LEITE LONGA VIDA. As doações deverão ser entregues na Sede da Guarda Civil Municipal no endereço: Rua José Pinto Vilela, 461.
Doações em São Gonçalo do Sapucaí
Já na própria cidade de São Gonçalo, as doações podem ser feitas diretamente na Casa da Criança, na Rua Ildefonso Inácio Ramos, 45, Centro. Você também pode fazer sua doação enviando um PIX para a ONG Unidos Pelo Bem: 43777306000161 (CNPJ)
Doações em Cachoeira de Minas
Em Cachoeira de Minas, uma força tarefa irá passar de casa em casa, no próximo domingo (09/10), arrecadando alimentos, roupas, cobertas e materiais de higiene e limpeza. O recolhimento terá início às 9h.
Doações em Gonçalves
Em Gonçalves, as doações podem ser entregues até esta quinta-feira (06/10), no destacamento da Polícia Militar da cidade. As doações serão entregues ao município nesta sexta-feira (07/10).
Doações em Monsenhor Paulo, Cordislândia e Turvolândia
As organizações Renascer e MedCia estão arrecadando doações também de alimentos não perecíveis; água; roupas de cama e produtos de higiene pessoal em outras cidades da região. As doações poderão ser feitas:
São Gonçalo do Sapucaí:
Rua São José, 134 – Centro (Renascer)
Rua: Dr. Dionízio de Azevedo Reis, 250 – Centro (Med e Cia)
Cordislândia – PDV Renascer
R: Sagrado Coração de Jesus, 61
Turvolândia – PDV Renascer
José Martins Sobrinho, 80
Monsenhor Paulo – PDV Renascer
R: Joaquim Sant. Pereira, 4