Notícia

Tempestade e granizo geram imagens impressionantes na Fernão Dias

Há registro de muito gelo e neblina também em cidades da região, como São Gonçalo do Sapucaí, onde houve estragos; Inmet alerta outros locais

Iago Almeida / 03 outubro 2022

Foto: Arteris

O Sul de Minas está sob alerta para muitas tempestades nesta segunda-feira (03/10). E algumas cidades da região já estão registrando chuvas intensas e queda de muito granizo. Imagens impressionam pela quantidade de gelo e neblina que foram registrados em alguns locais por volta das 13h.

Vídeos divulgados nas redes sociais e enviados ao Terra do Mandu mostram muito granizo que caiu na Rodovia Fernão Dias e em alguns cidades, como Lambari, São Gonçalo do Sapucaí e Campanha. Pouso Alegre e os municípios do entorno continuam sob alerta.

Em São Gonçalo do Sapucaí, o barracão de uma fábrica de roupas, que fica no antigo aeroporto, sofreu vários danos; as paredes e o teto foram abaixo com a força dos ventos. Dentro, os materiais, produtos e máquinas também sofreram danificações; ninguém se feriu. Veja imagens:

Imagens Redes Sociais

Várias outras casas também foram atingidas e famílias sofreram perdas. Entretanto, a Defesa Civil e equipes da Prefeitura ainda estão realizando os levantamentos das famílias atingidas. O Batalhão da Polícia Militar ficou danificado e coberto por gelo. Veja:

Imagens Redes Sociais

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante o dia ainda poderá haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Trânsito complicado

Por conta da quantidade de gelo registrado na rodovia Fernão Dias, o trânsito ficou complicado na altura do km 800, em São Gonçalo do Sapucaí. A Arteris usou as redes sociais para alertar e pedir atenção dos motoristas e motociclistas. “Dirija com cuidado”, escreveu.

Motoristas já relatam que carretas estão deslizando na pista e que não estão conseguindo subir algumas serras. Mas, até o momento, não há relatos de acidentes pelos órgãos oficiais.

“O temporal teve duração aproximada de 20 min, com início às 12h50min e término às 13h12min. Durante o episódio nenhum acidente foi registrado. Para garantir a segurança de quem trafega na pista, a concessionária disponibilizou veículos operacionais para informar os condutores sobre o mal tempo e orientar a redução de velocidade. Além de um guincho para prestar socorro, em caso de necessidade”, informou a Arteris.

Por volta das 15h, chovia forte novamente na região, porém sem o registro de queda de granizo. Devido as condições climáticas, havia 5km de lentidão na pista sentido SP e 2 km de lentidão na pista sentido BH.

 

Veja imagens registradas em cidades da região:

 

 

 

 

 

 

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mais Lidas