Notícia

Pouso Alegre tem cerca de 30% dos eleitores com biometria cadastrada

A biometria não é obrigatória na cidade. Parte dos dados foram repassados pelo Denatran à Justiça Eleitoral. Saiba mais na reportagem!

Nayara Andery / 29 setembro 2022

Eleitores que não fizeram o cadastro biométrico em cartórios eleitorais de Minas Gerais podem ter a biometria validada ao votar, no próximo domingo (02/10). A medida inclui 2.022.953 pessoas. Uma parceria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) cedeu fotos e biometria de condutores à Justiça Eleitoral.

Em Pouso Alegre a biometria atinge 32,38% dos 108.407 eleitores. Serão 24.577 que terão a biometria validada ao votar. Pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) é possível consultar os dados de municípios mineiros inclusos no Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (BioEx), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O chefe do cartório eleitoral, Milton Gonçalves Júnior, explica que exportar dados e fotos do Denatran “abasteceu ainda mais nossa base de dados. Então vai acontecer na eleição de eleitor chegar na sessão, não ter passado pelo cartório para fazer a biometria, mas, vai ter os seus dados biométricos já coletados para ele se identificar lá, porque importamos do Denatran. E deu uma turbinada nos nossos números”.

Como vai funcionar

Os eleitores que estão no BioEx terão essa informação citada no caderno de votação, que fica sob a responsabilidade dos mesários. Para votar será necessário primeiramente validar a biometria. Esses eleitores devem colocar o dedo indicador ou polegar no leitor o processo já é concluído em seguida.

Quem vai votar nas eleições 2022, muitas vezes pode se perguntar se a biometria é obrigatória. O cadastro biométrico foi pausado nos cartórios eleitorais durante a pandemia. Minas Gerais está entre os 10 estados com recadastramento em andamento e o TRE-MG já cadastrou 51,42% das pessoas.

Urna Eletrônica. Imagem: Terra do Mandu

Vou poder votar?

Segundo Milton, as pessoas com título regularizado podem votar normalmente. “Aqui na zona eleitoral que responde Pouso Alegre, Borda da Mata, Congonhal, a biometria não foi obrigatória em nenhum momento. A gente fazia gradativamente conforme a necessidade, conforme o eleitor ia passando no cartório. E assim chegamos a essa eleição.

Senador José Bento é 100% biometrizado. Nas demais cidades do cartório, “com biometria ou sem biometria, o eleitor vota normalmente na sua seção. O que vai impedir o voto dele é o eventual cancelamento se ele deixou de votar por três eleições consecutivas, suspensão por alguma condenação criminal. Aí não há o que fazer, ele está impedido de votar.”

Suspensão de cancelamentos

Quem deixou de fazer a revisão biométrica entre 2019 e 2020 pode votar normalmente em 2 de outubro. O TSE suspendeu o cancelamento desses títulos para as eleições de 2022. Essas pessoas terão a obrigatoriedade fazer o cadastro, assim que ele for reaberto. O TSE espera que até 2026, 100% do país esteja biometrizado.

Em caso de dúvidas, o eleitor pode consultar a situação dele em www.tre-mg.jus.br/eleitor/servicos-on-line/situacao-eleitoral/situacao-eleitoral ou pelo telefone 148, o Disque-Eleitor.

Mais Lidas