Urnas eletrônicas passam por checagem final para eleições de domingo
Série do Terra do Mandu aborda Eleições 2022. Primeira reportagem mostra segurança das urnas eletrônicas.
Nayara Andery / 27 setembro 2022Série do Terra do Mandu aborda Eleições 2022. Primeira reportagem mostra segurança das urnas eletrônicas.
Nayara Andery / 27 setembro 2022Urnas eletrônicas estão em fase final de preparação para Eleições 2022. Foto Terra do Mandu.
As urnas eletrônicas já estão em fase final de preparação para as eleições 2022. Cada eleitor vai escolher seus representantes para os poderes legislativos e executivos estadual e federal. Para que isso aconteça, cada cartório prepara em detalhes as urnas eletrônicas.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) distribui as urnas para os tribunais regionais de cada estado, onde elas são entregues aos cartórios eleitorais. O Cartório Eleitoral de Pouso Alegre, que atende o município sede, Borda da Mata, Congonhal, Senador José Bento e Tocos do Moji recebeu 478 urnas. O Terra do Mandu acompanhou o trabalho da instituição, nesse período.
Milton Gonçalves Júnior é o chefe do Cartório Eleitoral de Pouso Alegre. “Desde o final de julho, as urnas já chegaram do TRE-MG, de Belo Horizonte. Elas foram submetidas a vistorias, testes. E mais recentemente, na semana passada estamos finalizando o processo de carga e lacre oficial para as eleições.”
O sistema eleitoral brasileiro é um dos modelos de referência mundial. O Tribunal Superior Eleitoral lembra que desde 1996 as eleições no país usam as urnas eletrônicas, o que garante segurança. Esse sistema funciona de forma isolada, sem nenhuma conexão a redes de computadores ou sistemas remotos.
Milton salienta que “o processo eleitoral já demonstra há anos a segurança, rapidez e transparência do processo. Não houve nada comprovado ou fatos que venham a comprometer a legitimidade e a autenticidade do processo eleitoral”.
Os sistemas são “desenvolvidos, criptografados, oficializados no ambiente do TSE e submetidos à fiscalização de diversas entidades. Entre elas OAB, Ministério Público, partidos políticos. Elas são fechados para as eleições após todas essas verificações e inseridos nas urnas e realizamos as eleições como sempre são feitas”.
Funcionários do Cartório Eleitoral fazem a checagem e teste de cada urna, nesta semana. “Estamos trabalhando a todo vapor na finalização da preparação, com a identificação por local de votação, escola, seção, com os dados dos eleitores daquela seção específica, os candidatos. Isso para que no domingo estejam todas prontas para funcionar a partir das 8h”, explica o chefe da instituição.
E a segurança do processo eleitoral conta com um reforço no final desse processo, quando as urnas serão levadas para os locais de votação. “É um convênio da Justiça Eleitoral com a Polícia Militar de Minas Gerais. Todas as urnas são levadas para as escolas, locais de votação com escolta da Polícia Militar.
Cada urna tem bateria que pode funcionar por até 10 horas, caso falte energia. Se algum equipamento apresentar problema, a votação está garantida pelas urnas de contingência.
“A urna como todo aparelho eletrônico, pode ter travamentos ou a tela apagar e impedir a continuidade da votação. Por isso temos preparadas urnas, que estão prontas para serem substitutas das (possíveis) defeituosas”, conta Milton.
Se isso acontece, “as mídias da urna defeituosa são transferidas para a urna de contingência. Ela segue a votação de onde parou, sem nenhum dano, sem nenhuma perda do que foi realizado até ali”.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu