Notícia

Em alerta, Extrema já vacinou mais de 16 mil pessoas contra Meningite

Com pouco mais de 37 mil habitantes, a cidade confirmou quatro casos da doença neste mês de setembro e decretou “estado de extrema alerta”

Iago Almeida / 27 setembro 2022

Foto: Prefeitura de Extrema

A vacinação contra a Meningite continua a todo vapor em Extrema, após a Secretaria Municipal de Saúde confirmar quatro casos da doença e decretar “estado de extrema alerta” no município. Desde o início da campanha, dia 17 de setembro, já foram imunizadas 16.299 pessoas na cidade.

Caso você tenha de 15 a 59 anos e não tenha tomado nenhuma dose da vacina, acompanhe as redes sociais da Prefeitura Municipal para acompanhar o cronograma de vacinação.

Entre esta terça-feira (27/09) e sexta-feira (30/09), a vacinação estará disponível para pessoas de 15 a 59 anos, na Quadra ao lado da Sala de Vacina Central e nas salas de vacina das UBSs Ponte Nova, Tenentes e Vila Esperança.

Lembrando que grávidas, puérperas e lactantes poderão tomar a vacina com a apresentação de prescrição médica. E quem já recebeu a ACWY ou a Meningo C, não precisa tomar novamente.

A Secretaria de Saúde está ainda fazendo um volante com aplicação da vacina em bairros, comércios e empresas. De acordo com a Administração, os trabalhadores das indústrias estão mais expostos à doença.

Estado de extrema alerta

Em nota divulgada na noite do dia 15 de setembro, a secretaria afirmou que o município está em estado de extrema alerta para a doença e que todas as medidas foram tomadas. Além disso, o uso de máscaras foi citado como importante neste momento.

“A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que neste momento o município está em estado de extrema alerta, no que concerne à doença infectocontagiosa denominada meningite. Todas medidas cabíveis para segurança dos munícipes estão sendo tomadas, e ressaltamos a importância do uso de máscaras”, disse a nota.

Os casos

Extrema confirmou quatro casos de Meningite em setembro, sendo duas mortes e dois casos confirmados de pacientes que seguem internados. São casos de três diferentes bairros da cidade, com as idades dos infectados variando de 50 e 59, sendo três do sexo masculino e um do sexo feminino.

“Nosso último caso positivo foi em 11/09/2022. A Equipe de Vigilância Epidemiológica, salienta que todas as medidas preventivas e de bloqueio foram implementadas a partir dos protocolos vigentes e das orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS/SES-MG”, informou a secretaria de saúde de Extrema.

Vacinação em Pouso Alegre

Adolescentes entre 11 e 15 anos que ainda não foram imunizados contra a meningite já podem receber a vacina meningocócica ACWY em todo país. A ampliação foi autorizada temporariamente pelo Ministério da Saúde em todo Brasil para os nascidos entre 02/01/2007 e 31/12/2011.

Para tomar a dose em Pouso Alegre, as pessoas devem procurar as salas de campanha e apresentar um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS, se tiverem esses dois últimos.

Todos os postos de saúde com salas de vacinação estão com os imunizantes disponíveis. As unidades estão disponíveis no site da Prefeitura. Além delas, ainda há o Centro de Vacinação (Avenida Doutor João Beraldo, número 567, Centro) que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 8h às 16h.



Mais Lidas