O Pouso Alegre é vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série D, em seu primeiro ano disputando uma divisão nacional. O Pousão venceu o América-RN por 1 a 0, na tarde deste domingo (25/09), no segundo jogo da final. Como tinha perdido o primeiro jogo por 2 a 0, a taça ficou com o América de Natal.
O único gol da partida saiu já nos acréscimos do segundo tempo, aos 48 minutos. A torcida, que apoio o time o tempo todo, foi à loucura, acreditando que ainda daria tempo de fazer o segundo gol e levar a decisão para os pênaltis.
O árbitro deu ainda mais um minutos de acréscimos, além dos cinco já assinalados. Com o barulho do estádio, a defesa do América saiu mal e o Pouso Alegre conseguiu criar mais um lance de ataque. O lateral-direito Nando cruzou uma bola dentro da área, o baixinho Marcos Nunes subiu e cabeceou por cima do gol. Logo depois, o apito final soou.
O Pousão Alegre venceu todas as partidas do mata-mata no Manduzão. Com o resultado de hoje, o time somou o maior número de pontos entre todas as equipes da Série D de 2022.
Casa cheia
Mais uma vez, a torcida do Pouso Alegre marcou presença no Manduzão. O público total da finalíssima da Série D 2022 foi de 13.159 torcedores, com renda total de R$ 337.500 mil.
Quatro anos históricos
O Pouso Alegre voltou ao futebol profissional em 2018, quase uma década inativo. De lá para cá, o time não para de fazer história. O jogo de estreia em 2018 foi de portões fechados porque o estádio Manduzão não tinha sido liberado para receber público.
Em 2019, o Pousão conquistou, de maneira invicta, a Segundona do Campeonato Mineiro. Foi uma festa monumental no Manduzão.
Ídolo como jogador e agora presidente do clube, Paulo da Pinta, que assumiu o time na reconstrução, e emocionou no gramado, com a homenagem da torcida.
No ano seguinte, em 2020, conquistou o acesso para a elite do futebol mineiro e foi campeão do Módulo 2. A partida que garantiu o título ainda foi sem torcida no estádio, por causa da pandemia. Após o apito final, jogadores e comissão técnica ficaram esperando o resultado da outra partida, que garantiu o caneco para o Pousão.
Em 2021 o Dragão do Mandu voltou a disputar o Campeonato Mineiro 30 anos depois de deixar a elite do Mineiro. E voltou com tudo e foi campeão do Troféu Inconfidência, após ficar em sexto lugar na classificação geral do Campeonato Mineiro.
A campanha no estadual e a conquista do Troféu Inconfidência deu ao Pousão o direito de, pela primeira vez em sua história centenária, disputar uma edição da Copa do Brasil e entrar numa divisão do Campeonato Brasileiro.