DESTAQUE

Parque de Pouso Alegre tem espetáculos de teatro neste fim de semana

Atrações gratuitas fazem parte do projeto 'Teatro nos Parques'. Confira agenda para este sábado e domingo.

Nayara Andery / 23 setembro 2022

Teatro nos Parques traz atrações ao Horto Florestal de Pouso Alegre. Foto Terra do Mandu.

O ‘Teatro nos Parques’ traz novas apresentações gratuitas em Pouso Alegre. Os espetáculos ao ar livre serão neste sábado (24/09) e domingo (25/09). O local escolhido é o Parque Natural Municipal Fernando Bonillo, conhecido como Horto Florestal.

Grupos teatrais importantes no teatro de rua brasileiro se apresentam no projeto. O Teatro nos Parques realiza o segundo e último final de semana de turnê em Pouso Alegre. As peças são voltadas para pessoas de todas as idades.

É a segunda edição do projeto que percorre o Brasil, com patrocínio da Unilever. Ele começou no estado de São Paulo e se estende a Minas Gerais e Pernambuco. Espetáculos a céu aberto trazem a oportunidade para muitas pessoas terem o contato com o teatro, afirma o idealizador e coordenador do projeto, Edson Caeiro, da Estima Cultural.

“Desde a sua primeira edição, muitas pessoas nos dizem, entusiasmadas, que é a primeira vez que estão vendo uma peça de teatro. Geralmente emocionadas, contam que normalmente não têm acesso ou não têm o costume de procurar por peças gratuitas em instituições”.

Programação em Pouso Alegre

Para participar é só chegar e assistir às sessões, no Horto Florestal. Os espetáculos neste sábado e domingo, são às 11h e 15h. A acessibilidade está presente no projeto, que tem tradução em Libras em todas as apresentações.

DIA 24 DE SETEMBRO – SÁBADO

11H • HORA DA XEPA • DUO DÉGUA [SP]

Imagem: reprodução.

SINOPSE

A dupla de palhaços Guadalupe e De Dérson são os protagonistas de “Hora da Xepa”, que homenageia os trabalhadores que ocupam as ruas brasileiras – feirantes, camelôs, semaforistas e artistas populares de todos os tipos.

No picadeiro armado com elementos presentes nas feiras livres, apresentam um show de variedades onde técnicas circenses e musicais ganham leitura palhacesca. Uma dupla incrível – que dedica o espetáculo aos seus avôs Mário Tavares e Dionísio Cavalcante da Silva (in memorian).

15H • MÃOS À OBRA – LA CASCATA CIA CÔMICA [SP]

Imagem: reprodução.

SINOPSE

Mãos à Obra é uma comédia fruto do trabalho realizado pela La Cascata Cia. Cômica sobre o ofício da arte do palhaço e as vertentes do universo circense. Aborda de maneira cômica a relação patética do homem com seu meio ambiente que provoca a destruição do mesmo em busca de uma melhor qualidade de vida.

Inspirados nos grandes espetáculos do universo circense, a La Cascata Cia. Cômica coloca em cena o Espetáculo “Mãos à Obra”. Os Palhaços Meio-Quilo (Renato Junior) e Zacarias (Adriano Laureano), são dois pedreiros que em meio à confusões, disputas e trapalhadas construirão o mais novo condomínio: O Garden Golden Towers Boulervard Shopping Business & Residence. Mãos à Obra!

O espetáculo usa o universo lúdico do palhaço para resgatar o que tem de mais essencial para um espetáculo: a atenção do espectador para elaborar e articular os signos visuais a partir do corpo dilatado dos atores, já que a obra opta pela linguagem não verbal, fazendo uma alusão ao cinema mudo. Esta condição promove uma série de situações cômicas, inusitadas e em determinados momentos, patéticas.

Mãos à Obra tem como gênero de linguagem a palhaçaria clássica, isto é, as técnicas usadas pelos palhaços de circo, como as “Claques” (Tapas falsos de palhaço) e as “Cascatas” (Quedas falsas de palhaço), que são as principais fontes de pesquisa do grupo. A concepção de cenário está ligado ao circo, sendo ele todo trucado, isto é, com truques no cenário e adereços, para melhor servir as cenas.

Os figurinos são baseados nos figurinos clássicos de palhaço com um toque de construção civil. Toda a música do espetáculo nos remete ao circo e a vibração que ele pede.

DIA 25 DE SETEMBRO – DOMINGO

11H • FUZURUFAFA BAFAFAZURU – CIRCO E TEATRO ROSA DOS VENTOS [SP]

Imagem: Reprodução

SINOPSE

Os palhaços prometem um show que indica o que será o futuro do circo. A trama tem no centro um complexo sistema eletrônico que lê pensamentos e faz projeções holográficas de artistas famosos. Mas nem tudo dá certo e, para continuar, os palhaços terão que improvisar com músicas e números do circo tradicional.

O destaque é para uma vaquinha desajeitada e travessa capaz de levar o público ao delírio.

15H • HOJE TEM ESPETÁCULO! – CIRCO E TEATRO ROSA DOS VENTOS [SP]

Imagem: Reprodução

SINOPSE

“Hoje Tem Espetáculo!” é um trabalho criado a partir dos clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. A cara do Rosa dos Ventos, com palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e convocadores da participação popular é impressa nesta montagem dando cara própria ao clássico.

Tudo acontece diante das pessoas que vão assistir, a montagem, a maquiagem, a passagem de som, o aquecimento, a troca de roupa, tudo é escancarado e o espetáculo acontece em um jogo que se funde entre atores, personagens e público.

O Trabalho é apresentado por um músico (Nicochina) e quatro palhaços (Dez Pras Sete, Custipíl, Beterraba e Tiuria) que se revezam nas funções de artistas de circo. A proposta é divertir o público levando através das caricatas relações entre os palhaços, os conflitos mais distantes da vida cotidiana. O resultado disso é um espetáculo que une elementos da cultura circense como, malabarismo, acrobacias, monociclo e Atirador de Facas a grandes Palhaçadas.

Ao propor o resgate dos clássicos do circo tradicional o grupo retoma elementos como as músicas, as entradas de palhaço e as contradições entre o sublime e o grotesco presentes no momento em que o circo construiu no inconsciente coletivo a ideia de universo fantasioso e mágico, provocador de sensações únicas em crianças de qualquer idade. “Hoje tem Espetáculo!!!” é por si só uma peça interativa onde não existe a quarta parede o público está sujeito a intervir e participar do espetáculo do começo ao fim, tanto pelo incômodo causado pelas tramas das personagens quanto nos momentos em que são convidados a entrar em cena literalmente.

Com informações de Patuá.cc

Mais Lidas