Neste domingo (18/09) serão iniciados os últimos 180 minutos da Série D do Campeonato Brasileiro 2022 e valendo o título de campeão! América-RN e Pouso Alegre-MG se enfrentam no jogo de ida às 16h, na Arena das Dunas.
O América-RN soma 78% de aproveitamento no mata-mata da Série D, quando conseguiu colocar mais de 130 mil torcedores no estádio durante a fase. O Alvirrubro é o segundo clube do Rio Grande do Norte a chegar à final da Série D do Brasileiro. O primeiro foi o Globo FC, em 2017, sendo vice-campeão.
Retrospecto do Mecão
O América encerrou a primeira fase na 2ª posição do Grupo 3, com 24 pontos. Na segunda fase passou por Jacupiense. Depois, enfrentou o Moto Clube (Oitavas de final), Caxias (Quartas de final) e São Bernardo (Semifinal) até chegar à decisão.
Somando todas as fases, o Mecão tem 12 vitórias, 7 empates e 3 derrotas. Foram 30 gols marcados e 10 sofridos, com saldo positivo de 20 gols para o time de Natal. Foram 10 gols a mais marcados do que o Pouso Alegre. Mas, ambas equipes sofreram o mesmo número de gols, 10!
Festa grande na torcida
Para o primeiro jogo, o América-RN está preparando uma grande festa na Arena das Dunas, estádio de Copa do Mundo, e que tem capacidade para 31 mil torcedores. Um mosaico está sendo preparado para o dia do jogo, com os dizeres: “Quero te ver campeão”!
O mosaico é formado por papeis, que serão deixados nas cadeiras do estádio. Na entrada do time, os torcedores foram orientados a levantar os papeis para recepcionar o elenco em campo. Além disso, um corredor de fumaça também está sendo organizado para recepção às 13h15.
Os 30 mil ingressos colocados a venda já estão quase esgotados. Torcedores têm encontrado dificuldades na compra de ingressos online e por isso o clube abriu mais pontos de venda físicos.
Treinamentos
De olho no primeiro jogo da final, o grupo americano se reapresentou na tarde de terça-feira (13/09) e deu início à preparação para a decisão. As novidades ficaram por conta do zagueiro Lucas Rex, do meia Araújo e do atacante Cristiano que iniciaram o período de transição com a preparação física.
Na quinta-feira (16/09), os treinamentos aconteceram na Arena das Dunas, palco do jogo de domingo (18/09). Após estudar a equipe adversária, o técnico Leandro Sena comandou trabalhos táticos com variações de jogadas e finalização. Logo depois encerrou as atividades com cobranças de falta.
Destaques em campo
O América tem três destaques no elenco que são do sistema defensivo. O experiente zagueiro Edson Silva, de 36 anos, tem passagem pelo São Paulo e já fez 11 jogos neta Série D, com um gol marcado.
Por outro lado, o zagueiro Jean Pierre esteve presente em 20 jogos da equipe e marcou um gol na quarta divisão. Além deles, o goleiro Bruno também vem se destacando com importantes e difíceis defesas; ele foi o jogador que mais atuou pelo América-RN na competição, sendo titular em 21 dos 22 jogos da equipe.
Já no sistema ofensivo, a aposta do técnico é o centroavante Wallace Pernambucano, considerado o homem gol do time, com oito gols marcados no campeonato. Ele comando o ataque ao lado de Iago, que marcou seis gols.
Wallace chegou aos 50 gols com a camisa alvirrubra ao marcar no último jogo (na vitória por 1×0 diante o São Bernardo-SP), se isolando na sétima colocação dentre os maiores artilheiros da história do clube.
Provável escalação
Bruno; Everton, Jean Pierre, Edson Silva e Romulo; Erivan Júnior, Allef, Elvinho, Téssio Cajá; Wallace Pernambucano e Iago.
O que diz o técnico?
Para o Técnico do América-RN, Leandro Sena, o jogo será difícil, mas a equipe tem a chance de buscar o resultado no primeiro jogo, diante a torcida. Em entrevista nesta semana à TV Mecão, o comandante afirmou que quem errar menos, leva. Veja: