Secretaria confirma uma morte e dois casos de Meningite em Extrema
Secretaria de Saúde está investigando quem teve contato com enfermos e afirmou que casos estão controlados e não existe surto
Iago Almeida / 12 setembro 2022Secretaria de Saúde está investigando quem teve contato com enfermos e afirmou que casos estão controlados e não existe surto
Iago Almeida / 12 setembro 2022Em nota publicada nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde de Extrema, no sul de Minas, confirmou três casos de Meningite na cidade. São dois casos de pessoas que seguem internadas e um que evoluiu para óbito. Um quarto caso também está sendo investigado.
“A Equipe de Vigilância Epidemiológica, salienta que todas as medidas preventivas e de bloqueio foram implementadas a partir dos protocolos vigentes e das orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS/SES-MG”, informou a nota.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a meningite detectada é bacteriana e o sorotipo ainda está em investigação. Entretanto, a idade e dados dos enfermos não foram informados.
A secretaria ainda informou que iniciou investigação epidemiológica para identificar as pessoas que tiveram contato direto com os enfermos, para que não tenham contato com outras pessoas do município até que o isolamento necessário seja cumprido.
“A equipe de saúde esteve em contato direto com os contactantes dos enfermos e, após avaliação do grau de contato, seguiu-se com a profilaxia. Em relação aos protocolos necessários informamos que toda Rede de Saúde Municipal já está orientada, e com instruções de como proceder caso a caso”, disse a nota.
Entretanto, a secretaria afirmou que os casos estão controlados, até o momento, e que não existe surto da doença na cidade. Mas, pediu para que a população fique atenta à carteirinha de vacinação anual.
“Para considerar-se um surto, há determinados fatores e condicionantes que devem se aplicar ao território no qual os casos foram notificados, o que não se verifica até o presente momento”, informou.
Importante frisar que a meningite transmite-se de pessoa a pessoa por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A partir disso, medidas de cuidado e prevenção devem ser adotadas como:
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu