Pouso Alegre FC faz história. Em 2022 o time disputou uma divisão nacional pela primeira vez, e já conseguiu o acesso para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.
O Pouso Alegre voltou ao futebol profissional em 2018, após longo período inativo. O ex-jogador Paulo da Pinta, assumiu a reconstrução do clube, com uma nova diretoria.
Antes mesmo de montar o time para começar na última divisão do futebol mineiro, ele já previa o que viria pela frente.
“O Pouso Alegre hoje vai começar na última divisão do Campeonato Mineiro, que seria a Segundona. Mas o Campeonato Mineiro te proporciona possibilidades de ter o acesso rápido”, disse Paulo da Pinta em março de 2018 ao Terra do Mandu.
O jogo de estreia em 2018 foi de portões fechados porque o estádio Manduzão não tinha sido liberado para receber público.
Em 2019, o Pousão conquistou, de maneira invicta, a Segundona do Campeonato Mineiro. Foi uma festa monumental no Manduzão.
Mas antes do título, teve o jogo do acesso ao Módulo 2. Nesse dia, Paulo da Pinta se emocionou no gramado, com a homenagem da torcida.
No ano seguinte, em 2020, o Pouso Alegre conquistou o acesso para a elite do futebol mineiro e foi campeão do Módulo 2.
A partida que garantiu o título ainda foi sem torcida no estádio, por causa da pandemia. Após o apito final, jogadores e comissão técnica ficaram esperando o resultado da outra partida, que garantiu o caneco para o Pousão.
Em 2021 o Dragão do Mandu voltou a disputar o Campeonato Mineiro, 30 anos depois de deixar a elite do Mineiro.
E voltou com tudo e foi campeão do Troféu Inconfidência, após ficar em sexto lugar na classificação geral do estadual.
A campanha no estadual e a conquista do Troféu Inconfidência deram ao Pousão o direito de, pela primeira vez em sua história centenária, disputar uma edição da Copa do Brasil e entrar na quarta divisão do Campeonato Brasileiro.
O ano de 2022 não começou nada bem. O time só escapou do rebaixamento na última rodada, diante do Uberlândia. Foi com muita emoção. Além de vencer o Uberlândia, o Dragão do Mandu precisou de combinação de resultados para sobreviver no Mineiro
Na Copa do Brasil, o Pousão venceu o Paraná por 2 a 0 e avançou de fase, sendo eliminado nos pênaltis pelo Coritiba na segunda fase.
Aí veio a Série D. Com um time remontado e nova comissão técnica, o Pouso Alegre fez uma campanha de superação e, com o apoio de uma torcida apaixonada, conquistou o acesso para a Série C.
ASSISTA A ENTREVISTA DO COM PAULO DA PINTA, PRESIDENTE DO POUSO ALEGRE!