FLIPOÇOS 2022 marca retorno do evento literário em formato presencial. Foto reprodução FLIPOÇOS.
O Festival Literário Internacional e a 17ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (FLIPOÇOS) começa neste sábado (03/09), trazendo eventos gratuitos, palestras, workshops e exposições. A programação se estende até o próximo domingo, dia 11/09, no Espaço Cultural da Urca.
Entre os destaques estão o cantor e compositor Ney Matogrosso; o escritor, compositor, produtor musical e jornalista Nelson Motta; o escritor, indígena e professor Daniel Munduruku, premiado no Brasil e exterior; além de Tarsilinha do Amaral, museóloga, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral e especializada na vida da pintora.
Ao todo, mais de 120 convidados vão passar pelo evento para interação com o público. São profissionais que destacam em trabalhos de áreas como o setor cultural, comunicação, economia, filosofia, arte, entretenimento e outras.
O público pode conferir as novidades e conteúdos de mais de 80 expositores. As principais editoras e livrarias trazem como atrativos variedade de obras e preços. O evento recebeu em 2018 o prêmio Cadeia Produtiva, como um dos festivais literários mais inclusivos, democráticos e importantes do país.
A FLIPOÇOS é voltada para pessoas de todas as faixas etárias. Ela mistura profissionais e assuntos de áreas diversas entre literatura, música e gastronomia.
O que conferir na FLIPOÇOS
As atividades serão distribuídas em quatro espaços, simultaneamente. A Arena Cultural tem como cenário um local ao ar livre, com árvores no entorno. Esse é o local das palestras para públicos menores.
E a feira tem entre os objetivos despertar o interesse pela literatura em crianças. No Espaço Flipocinhos, o Sesc Minas oferece oficinas e atividades culturais para crianças pequenas, contação de histórias e intervenções com artistas circenses.
O Museu Histórico de Poços de Caldas se transforma nesse período em um ponto de variedade de eventos. Ele vai reunir residência literária, centro de exposições e receber encontros literários.
Um dos atrativos da feira são as palestras com escritores, artistas, músicos e personagens conhecidos do público do Brasil e exterior. Essas palestras que reúnem público maior será no Teatro da Urca.
Gastronomia também está na programação, entre 3 e 8 de setembro. Uma carreta do Senac oferece oficinas gastronômicas gratuitas. O tema é a Mineiridade, com petiscos, bolos, pães de queijos e pratos da culinária mineira. As inscrições podem ser feitas no Senac Poços ou pelo site do evento.
Inserção cultural
A proposta da FLIPOÇOS inclui oferecer inserção para todos. Ela oferece a participação de escolas, centros culturais e espaços públicos na periferia. Entre as iniciativas desta edição está a distribuição de 16,5 mil vale livros para alunos e professores de escolas estaduais em mais de 15 municípios da região.
Essa parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Minas Gerais, que visa proporcionar que crianças e adolescentes tenham acesso a livros de livre escolha. A ação fomenta também a economia, ao gerar negócios entre o público da região e expositores.