A região de Itajubá tem quatro ocorrências com queimadas em cerca de 12h. Uma área de 8 mil metros quadrados de vegetação pegou fogo no centro de Itajubá, por volta de 21h17 desta segunda-feira (29/08).
Os militares tentam atender a demanda, que cresce com o tempo seco. O problema se agrava quando há registros de queimadas ou incêndios em áreas diferentes, ao mesmo tempo. Isso pode dificultar o trabalho, quando chegam novos acionamentos e as equipes estão em atendimento.
Na ocorrência no centro de Itajubá, o fogo estava próximo a um hotel. Quando os bombeiros chegaram o incêndio cobria uma grande área, em um trecho de difícil acesso.
Para combater o fogo eles usaram esguicho canhão, mangueiras e depois os abafadores para evitar que as chamas retornassem. O trabalho durou aproximadamente uma hora e meia e quatro militares. Segundo os bombeiros, o hotel não foi atingido.
Ocorrências com fogo se multiplicam
Os bombeiros receberam três denúncias de focos de incêndio, na manhã desta terça-feira (30/08). O primeiro atendimento foi para conter o fogo em vegetação na Rua Padre Petrus, no bairro Novo Horizonte, em Itajubá, por volta de 8h50. Os bombeiros conseguiram conter as chamas após uma hora de trabalho.
A equipe de militares terminou esse ocorrência e seguiu para outro combate a incêndio, no bairro Canaã, em Itajubá. Uma área de pastagem ficou em chamas. O fogo chegou próximo a uma casa. Ninguém ficou ferido.
Ao mesmo tempo, outra guarnição atende ocorrência com incêndio em um bambuzal, em Piranguinho. Uma ligação via 193 informou que o fogo no bairro Lajes, zona rural está próximo de casas. Os militares estão nesse atendimento até a publicação desta reportagem.
Essas duas últimas ocorrências terminaram por volta de 13h. Até o fechamento desta edição não há detalhes da reportagem.
A dificuldade nesses atendimentos é conseguir atender as ocorrências simultaneamente. Com o tempo seco, o fogo se propaga facilmente e atinge grandes áreas em curto espaço de tempo, salienta a corporação.
Dicas dos bombeiros
É possível ajudar a evitar queimadas e incêndios urbanos ou rurais em terrenos, vegetações e áreas de pastagens. A dica dos bombeiros é evitar jogar bitucas de cigarro e objetos de vidro nesses locais.
Em caso de incêndio é indicado ligar rapidamente para os bombeiros. O telefone é 193 e a ligação é gratuita.
Proprietários de lotes precisam fazer a manutenção de terrenos, sem o uso de queimadas. Colocar fogo em uma propriedade particular ou pública é crime ambiental previsto na Lei Federal nº 9605/1998.
Em áreas de pastagens ou lotes, é importante fazer os aceros. Eles ajudam a evitar a propagação de chamas para outras áreas, em casos de queimadas.
O fogo pode ser usado em áreas rurais somente em casos de queimadas controladas, estabelecidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O proprietário do imóvel tem que fazer um pedido justificado, receber a autorização do IEF e cumprir as regras exigidas pelo órgão.
Municípios buscam conter os riscos de incêndios no período de estiagem, nos últimos anos. Em Itajubá, o Decreto 9197 vale de 18 de maio a 30 de novembro e proíbe qualquer tipo de queimada, mesmo controlada, em área urbana ou rural. A multa de até R$ 7888,00 é aplicada para quem descumpre a regra.