Pouso Alegre

Grávida passa mal com fumaça de incêndio no Ibirá em Pouso Alegre

Imagens publicadas nas redes sociais mostram a devastação do fogo que atingiu área próxima de residências e ameaçando reservas

Iago Almeida / 30 agosto 2022

 

Um incêndio atingiu uma área natural no bairro Alto do Ibirá II, em Pouso Alegre, no último domingo (28/08) e levou perigo à residências próximas. O caso aconteceu às 16h30, na Rua dos Pinheiros. As imagens foram divulgadas nas redes sociais do Instituto Fernando Bonillo.

De acordo com o instituto, voluntários e moradores ajudaram no combate às chamas. Entretanto, uma grávida, que mora ao lado da área queimada, passou mal após inalar a fumaça e precisou ser levada pelo Corpo de Bombeiros ao pronto-socorro.

O fogo estava seguindo em direção as matas do Parque Fernando Bonillo e da Reserva Biológica. Os moradores contaram, no vídeo, que haviam plantado cerca de 50 árvores no local há 2 anos e que a maioria foi queimada. “Olha lá, morreu, coitada, morreu”, diz uma moradora.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e ajudaram no rescaldo para que não houvesse mais focos. Foram gastos aproximadamente 3 mil litros de água.

“No local, as chamas estavam consumindo um bambuzal e algumas tábuas, oriundas de construção civil. Couve a guarnição o combate, através do método de resfriamento e posteriormente o rescaldo”, informou o Corpo de Bombeiros.

Instituto firma ajuda

O Instituto Fernando Bonillo (IFB) é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo a manutenção da vida para preservação da Terra, através de pesquisas, educação ambiental, ações para preservação do meio ambiente, mobilização social, disseminação de uma cultura sustentável, dentre outros fatores.

Representantes da sede do instituto em Pouso Alegre, que ajudaram no combate no Ibirá, afirmaram que irão ajudar a vizinhança a refazer o espaço queimado.

“Como combinando no vídeo, iremos ajudar a vizinhança a refazer aquele espaço que era muito vem cuidado pelos moradores, mas que acabou se perdendo pela irresponsabilidade e pela impunidade”, escreveu, nas redes sociais.

Mais Lidas