O Pouso Alegre está na terceira divisão do Campeonato Brasileiro. O time fez história, mais uma vez, e garantiu o acesso à Série C ao vencer o ASA de Arapiraca por 1 a 0, neste sábado (27/08), no jogo de volta das quartas de final da Série D.
O único gol da partida saiu aos 34 minutos do primeiro tempo. Neto Paraíba mandou a bola para o fundo das rendes após jogada individual de Ingro pela direita. O Pousão já havia vencido o jogo de ida por 2 a 0. No agregado, o Dragão do Mandu fez 3 a 0.
Além do acesso, que era o primeiro objetivo na competição, o Pouso Alegre segue vivo em busca do título. O adversário da semifinal sai do duelo entre Amazonas e Portuguesa-RJ. As equipes se enfrentam em Manaus, neste domingo. O primeiro jogo deu empate em 1 a 1.
Recorde de público no Manduzão
A partida entre Pouso Alegre e ASA bateu recorde de público no Manduzão. Ao todo 14.388, maior público de uma partida oficial no estádio. Renda total de R$ 268.815 mil.
Quatro anos históricos
O Pouso Alegre voltou ao futebol profissional em 2018, quase uma década inativo. De lá para cá, o time não para de fazer história. O jogo de estreia em 2018 foi de portões fechados porque o estádio Manduzão não tinha sido liberado para receber público.
Em 2019, o Pousão conquistou, de maneira invicta, a Segundona do Campeonato Mineiro. Foi uma festa monumental no Manduzão.
Ídolo como jogador e agora presidente do clube, Paulo da Pinta, que assumiu o time na reconstrução, e emocionou no gramado, com a homenagem da torcida.
No ano seguinte, em 2020, conquistou o acesso para a elite do futebol mineiro e foi campeão do Módulo 2. A partida que garantiu o título ainda foi sem torcida no estádio, por causa da pandemia. Após o apito final, jogadores e comissão técnica ficaram esperando o resultado da outra partida, que garantiu o caneco para o Pousão.
Em 2021 o Dragão do Mandu voltou a disputar o Campeonato Mineiro 30 anos depois de deixar a elite do Mineiro. E voltou com tudo e foi campeão do Troféu Inconfidência, após ficar em sexto lugar na classificação geral do Campeonato Mineiro.
A campanha no estadual e a conquista do Troféu Inconfidência deu ao Pousão o direito de, pela primeira vez em sua história centenária, disputar uma edição da Copa do Brasil e entrar numa divisão do Campeonato Brasileiro.