IMA detecta raiva em bezerra que morreu em Bueno Brandão e faz alerta
Orientação é que todos cães, gatos e bovinos sejam vacinados contra a raiva na cidade; doença é grave e tem letalidade de 99,9%
Iago Almeida / 25 agosto 2022Orientação é que todos cães, gatos e bovinos sejam vacinados contra a raiva na cidade; doença é grave e tem letalidade de 99,9%
Iago Almeida / 25 agosto 2022Animal foi morto pela raiva em Muzambinho nas últimas semanas / Foto: Prefeitura de Muzambinho
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) constatou a morte de uma bezerra por raiva no município de Bueno Brandão, no Sul de Minas, e fez um alerta à população. A morte do animal aconteceu no último dia 15 de agosto e estudos em laboratórios confirmaram a presença da doença.
A raiva é uma doença transmissível por Morcegos Hematófagos que pode atingir mamíferos como cães, gatos, bovinos, cavalos, macacos, morcegos e também o homem, quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.
O vírus ataca o sistema nervoso central (SNC), levando à morte após pouco tempo de evolução. É caracterizada por uma encefalomielite fatal. Trata-se de uma doença extremamente grave com letalidade elevada de 99,9%.
As autoridades ressaltam que os produtores devem vacinar todos os bovinos, equinos, caprinos e ovinos contra a raiva, com reforço após 30 dias da primeira dose e revacinar anualmente.
Cães e gatos acima dos três meses de idade também devem ser vacinados contra a raiva, que é uma zoonose transmitida entre os animais e humanos e causa morte em praticamente todos os infectados.
Mais informações podem ser solicitadas no Escritório do IMA, que fica no prédio da Prefeitura de Bueno Brandão.
Com o caso em Bueno Brandão, subiu para nove o número de casos da doença na região, o que tem preocupado produtores e autoridades. São 6 casos em Muzambinho e dois em Fortaleza de Minas.
Conforme a equipe do IMA de Passos, esses registros por enquanto não caracterizam um surto de raiva animal. Mas, os produtores que observarem sintomas neurológicos em seus animais devem isolá-los, não ter contato com a saliva e procurar um médico veterinário imediatamente.
Ao se tratar de morcegos, a orientação é para não tentar capturar o animal e acionar a Vigilância Sanitária para fazê-lo.
Na última terça-feira (23/08), a vacinação antirrábica de cães e gatos na zona rural de Bueno Brandão foi encerrada; a imunização foi iniciada na zona urbana nesta quarta-feira (24/08).
Caso seu animal não tenha se vacinado, você poderá agendar uma nova visita, após dia 01 de setembro, através do telefone (35) 9 9903-8527. “Pedimos a gentileza de que formem grupos de no mínimo 10 animais a serem vacinados”, informou a Prefeitura.
Qualquer dúvida entre em contato com o setor pelos telefones (35) 3463-1021 ou 3463-1000 (ramal 232). A orientação é que os donos dos felinos os carreguem em saco de estopa ou de café para um melhor conforto e para evitar acidentes, ou se o animal for manso, em caixas de transportes próprias para pets. Já para os cães, sempre utilize guias resistentes e, caso o animal for agressivo, faça uso da focinheira.
“Não entregamos doses, pois é expressamente proibido! Portanto, quem possuir mais de 10 animais pode entrar em contato com o setor que faremos o possível para ir até a sua residência”, disse a administração pública.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu