A decisão entre Pouso Alegre e ASA de Arapiraca está se aproximando. As equipes decidem a vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2023 no sábado (27/08). E pela primeira vez na história, o Estádio Manduzão, em Pouso Alegre, terá uma cabine de VAR (árbitro de vídeo).
Os equipamentos foram instalados nesta quinta-feira (25/08). A cabine interna está sendo montada em parte dos vestiários da arbitragem, enquanto o tradicional monitor em que o árbitro de campo revisa lances estará à beira do gramado.
Ausente nas fases anteriores da competição nacional, a ferramenta começou a ser utilizada a partir das quartas de final, etapa onde serão definidos os quatro clubes que irão conquistar o acesso para a Série C em 2023.
Todos os custos da implementação do VAR nos estádios serão bancados pela CBF. Nos últimos anos, a entidade investiu cerca de R$ 50 mil por jogo para instalar a ferramenta.
Como funciona?
O VAR tem por objetivo ajudar o árbitro central, no campo de jogo, a tomar decisão em lances considerados duvidosos. O sistema é formado por uma equipe de juízes e ex-juízes de futebol.
Eles ficam em uma central de vídeo fora do estádio acompanhando por vários monitores de TV toda partida. A equipe conta também com o auxílio de técnicos em vídeos que escolhem os melhores ângulos do lance duvidoso para o replay da jogada. Em uma das margens do gramado, o juiz principal poderá rever o lance em um monitor de TV e tomar a sua decisão.
Reunião por videoconferência
No dia 17 de agosto, houve uma reunião por videoconferência entre representantes da CBF e atletas, comissão técnica e diretoria do Pousão para apresentação do VAR e suas tecnologias.
“Nós temos observado também, que o VAR, infelizmente pra todos, não tem acertado 100%. Existem alguns equívocos também. Mas é muito importante você poder assistir uma palestra de uma situação no futebol que ela é novidade. isso é muito importante e eu acho que a palestra foi proveitosa”, disse o técnico Paulo Roberto sobre o VAR.
O jogo decisivo
Com a vitória no jogo de ida, o Pousão pode perder até por um gol de diferença no Manduzão, no sábado (27), às 17h, que conquistará o acesso. Em caso de derrota por dois gols de diferença, a disputa vai para os pênaltis.
Os ingressos para a partida de volta já estão à venda. A primeira carga é de 10 mil entradas. A diretoria já avisou que a expectativa é levar 15 mil pessoas ao Manduzão. Para isso, espera que os torcedores comprem seus ingressos antecipadamente. Veja valores e onde comprar!