Mais duas prefeituras da região confirmaram casos de varíola dos macacos no Sul de Minas, em Gonçalves e Itajubá. Agora, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já são 8 casos confirmados na região.
Entretanto, o número pode ser maior, uma vez que o caso confirmado em Itajubá ainda não consta no boletim da secretaria, o que deve acontecer nos próximos dias.
Com isso, as cidades que possuem casos confirmados na região, segundo o boletim da SES-MG, são: Andradas (3), Pouso Alegre (2), Poços de Caldas (1), São Sebastião do Paraíso (1) e Gonçalves (1).
Até em momento, Minas Gerais já registra 216 casos de Mokeypox (varíola dos macacos) confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 537 casos foram descartados e há 539 em investigação. O estado tem apenas uma morte da doença.
Caso em Itajubá
De acordo com a Prefeitura de Itajubá, o primeiro caso na cidade foi confirmado nesta terça-feira (23). O resultado foi confirmado após exame laboratorial da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
A Prefeitura confirmou ainda que o paciente está em fase de recuperação, apresentando boas condições clínicas e nenhuma complicação da doença. Além disso, ele está cumprindo isolamento domiciliar.
“A Prefeitura segue vigilante e trabalhando no combate à disseminação da monkeypox no município, seguindo todos os protocolos recomendados pela OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para identificar e notificar os casos suspeitos e, assim, realizar as ações epidemiológicas necessárias, entre elas o isolamento do paciente”, informou a Prefeitura.
Em caso de suspeita, o paciente deve procurar o postinho de saúde mais próximo para avaliação. Vale lembrar que a doença ainda não possui tratamento específico. Mais informações sobre a doença, clique neste link.
Pouso Alegre
A prefeitura de Pouso Alegre confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no dia 1° de agosto. Segundo a administração, a pessoa estava em isolamento domiciliar e não apresentava complicações, tendo quadro de saúde é estável.
Já o segundo caso foi confirmado em nota divulgada no dia 18, última quinta-feira. “Esclarecemos que o paciente está estável, sem complicações e em isolamento domiciliar. Demais informações sobre os pacientes não serão divulgadas para manutenção da privacidade e individualidade dos mesmos”, informou a Prefeitura.
Além disso, até o momento Pouso Alegre está com 6 casos em análise e 22 descartados.