Notícia

Pai leva em romaria filho de 5 anos que sobreviveu a engasgo com bola de gude

Grupo de romeiros cavalgou cerca de 350 km em cinco dias, para agradecer por menino ser salvo

Nayara Andery / 16 agosto 2022

Antônio Souza e o filho Vitor Souza, de cinco anos, cavalgaram em romaria entre Silvianópolis, no Sul de Minas, até Aparecida (SP). Vitor engasgou com uma bola de gude, em 5 de agosto. O pai conta que ele foi salvo após um pedido de uma tia a Nossa Senhora Aparecida. Eles retornaram para casa nesta terça-feira (16/08).

O susto durante a brincadeira de criança

Vitor brincava com uma prima, quando escondeu a bola de gude dentro da boca. Ele engasgou e a avó e uma tia tentaram ajudar, sem sucesso. Uma outra tia da criança chegava do trabalho quando viu Vitor desfalecido e pegou ele de cabeça para baixo, deu murros nas costas. Ele não soltou a bolinha. A tia gritou por Nossa Senhora, enquanto prestava o socorro, quando ele desengasgou.

A romaria com a criança

Para agradecer pela vida do filho, ele reuniu um grupo com o total de 14 amigos que seguiram em romaria. A cavalgada saiu por volta de 4h de quinta-feira (11/08), de Silvianópolis. Ao chegar a São Sebastião da Bela Vista, eles atravessaram de balsa o rio Sapucaí, para seguir por estradas rurais até Santa Rita do Sapucaí.

São José do Alegre foi o ponto de descanso escolhido na sexta-feira (12/08). Romeiros e cavalos fizeram a pausa para recuperarem a energia, se alimentar e dar comida e água para os animais, para seguir mais tarde, em direção à capital nacional da Fé.

Um caminhão de apoio levou alguns cavalos que intercalavam o trabalho de carregar romeiros. A cavalgada durava em média oito horas por dia. Os percursos recomeçavam de madrugada e terminavam por volta de 12h, quando os romeiros escolhiam alguma cidade para descansar e dar o repouso para os cavalos.

Itajubá e Delfim Moreira foram os últimos municípios pelos quais o grupo passou na cavalgada no Sul de Minas. Já no estado de São Paulo, eles percorreram trajetos que passaram por Piquete, Lorena e Guaratinguetá.

Promessa cumprida com alegria

Vitor faz esse trajeto pela primeira vez e segue sorridente pelo caminho. Desde a balsa em Bela Vista até chegar ao Santuário Nacional de Aparecida, ele sempre manteve o sorriso e deixa o exemplo de uma criança repleta de fé.

A chegada em Aparecida foi por volta de 12h desta segunda-feira (15/08), registrada com foto do pai e do filho montados nos cavalos que foram os companheiros de romaria. O cenário escolhido foi a Basílica de Aparecida. Todos chegaram, sem ninguém desistir no caminho.

A bola de gude que causou o engasgamento ficou aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida, na Sala dos Milagres. Antônio calcula que o grupo andou cerca de 350km.

Pai e filho de 5 anos calvagam até Aparecida para agradecer por menino ter sido salvo. Foto: arquivo pessoal.

Mais Lidas