Região

Operação contra lavagem de dinheiro em Itajubá prende cinco suspeitos

Investigação apurou que organização criminosa movimentou milhões de reais em crimes, em menos de um ano

Nayara Andery / 16 agosto 2022

Policiais realizam operação de combate à lavagem de dinheiro, em Itajubá. Foto: Ascom Polícia Civil.

Policiais civis desmontaram esquema de lavagem de dinheiro, em Itajubá, nesta terça-feira (16/08). A Operação Aspecto identificou que um grupo movimentou milhões de reais, em crimes, em menos de um ano. Um empresário de 36 anos e outros quatros suspeitos foram presos.

A operação teve apoio da Coordenadoria Operacional de Recursos Especiais (CORE). As equipes cumpriram mandados de prisão e 12 mandados de busca. Os presos foram levados para o Presídio de Itajubá. Policiais apreenderam seis automóveis, seis motocicletas, duas armas de fogo, celulares, computadores, documentos, cheques e dinheiro.

O empresário preso é proprietário de dois mercados, uma empresa de água e outra de mototáxi. Ele mantinha as empresas em nome de terceiros, conhecidos como laranjas. Algumas dessas pessoas tinham passagem policial por tráfico de drogas.

Um helicóptero foi utilizado nessa operação, que teve 60 policiais civis, 2 penais e 8 guardas municipais. A justiça concedeu a restrição de dois imóveis e bloqueio de contas bancárias de investigados.

Crimes movimentaram milhões de reais

Segundo a Polícia Civil, a investigação começou no final de 2021 ao analisar ações de uma organização criminosa. Quando suspeitos ligados ao tráfico de drogas e integrantes do PCC foram presos, os policiais descobriram um esquema de lavagem de dinheiro.

A Delegacia Regional de Itajubá também apurou crimes de sonegação fiscal, receptação, associação para o crime e estelionato. De acordo com a investigação, a organização movimentou milhões de reais com crimes, em menos de um ano.

Mais Lidas