Notícia

Minas tem 2.500 candidatos nas Eleições 2022, segundo TRE-MG

Pedidos de registros de candidaturas foram finalizados até ontem (15/08). As campanhas nas ruas e redes sociais estão liberadas, a partir desta terça-feira (16/08).

Magson Gomes / 16 agosto 2022

Imagem arquivo Terra do Mandu

Assim que deu 00h01 começaram a surgir nas redes sociais os rostos e números dos candidatos a deputados federal e estadual por Minas Gerais nas eleições 2022. Da mesma forma já está liberada, a partir de hoje (16/08), as campanhas para os candidatos a senador, governador e presidente da República.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, no estado foram entregues 2.500 pedidos de registro de candidaturas para disputar as 53 vagas para deputado federal, 77 para deputado estadual, uma para senador e uma para governador. O prazo para a formalização do pedido terminou ontem (15/08).

Ainda conforme o TER-MG, o número de pedidos de registro de candidaturas é 5,1% maior que nas últimas eleições gerais, em 2018, quando houve 2.374 candidaturas.

Confira a quantidade de candidatos por cargo:

Deputado federal: 1.071

Deputado estadual: 1.382

Senador: 9 (com 2 suplentes cada)

Governador: 10 (com 1 vice cada)

O tribunal tem até o dia 12 de setembro para analisar cada pedido enviado, 20 dias antes da realização do primeiro turno das eleições, que ocorre em 2 de outubro. Na análise, será verificado o cumprimento dos requisitos de elegibilidade e se há alguma causa de inelegibilidade.

O prazo é o mesmo para pedir a substituição de candidatas e candidatos nas chapas majoritárias e proporcionais. A substituição será possível em caso de renúncia, indeferimento, cancelamento, cassação do registro ou falecimento do titular.

No caso de falecimento, a mudança poderá ser feita após o dia 12 de setembro. Vale ressaltar que todos os pedidos de substituição devem ser apresentados até 10 dias após o fato ou decisão judicial que a originou.

E se os partidos e federações não tiverem registrado o número total de candidaturas permitidas aos cargos de deputado federal (54) e estadual (78), poderão indicar candidatas e candidatos, em vagas remanescentes, até o dia 2 de setembro.

Onde ver quem são os candidatos

Os eleitores podem conhecer os candidatos acessando o sistema DivulgaCandContas, disponível no site do TRE. No perfil de cada pessoa, é possível verificar o número com o qual ela concorre; partido, federação ou coligação; dados pessoais, como grau de instrução e cor/raça; número do processo judicial que analisa o pedido de registro; bens declarados; e a movimentação de receitas e despesas da campanha.

Mais Lidas