Saúde

Agosto verde claro alerta sobre prevenção e tratamento de linfomas

Paciente que luta há 18 anos contra a doença ressalta importância de diagnóstico e conscientização

Nayara Andery / 16 agosto 2022

Renata Couto luta há 18 anos contra o linfoma, um tipo de câncer que ataca os linfócitos, glóbulos brancos do sangue que funcionam como mecanismo de defesa do organismo. Ela já passou por dois tipos de transplantes, sendo que o último em 2019 utilizou células doadas por um dos filhos, aos 15 anos.

Desde a descoberta do linfoma ela passou a ser voluntária social e ajuda novos pacientes. Para Renata, é importante que as pessoas conheçam o próprio corpo e identifiquem os sinais da doença. Ela é engajada com campanhas em redes sociais, principalmente de incentivo à doação de medula.

Agosto verde-claro é o mês criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a conscientização e combate ao linfoma. O Brasil teve 12 mil novos casos entre 2020 e 2022, aponta o Instituto Nacional do Câncer.

O linfoma transforma os linfócitos em células malignas que passam a crescer desordenadamente, explica o hematologista, Fabian de Souza Camargo. São mais de 40 tipos de linfoma, afirma o hematologista. Saiba quais os sintomas que podem aparecer em pessoas de qualquer gênero ou faixa etária. Confira a reportagem.

Mais Lidas