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Pesquisa do dia dos pais mostra retomada em vendas presenciais no Sul de Minas

Estudo por amostragem aponta que 77% do público quer presentear e 67% devem fazer compras em lojas físicas

Nayara Andery / 09 agosto 2022

Comércio no Centro de Pouso Alegre.

Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais aponta que 77,1% dos entrevistados querem presentear nessa data. O estudo por amostragem foi feito de 25 de julho a 3 de agosto. Ele mostra a preferência pelas compras em lojas físicas, que tinham perdido força na data desde 2020, devido à pandemia.

Pessoas de 19 municípios informaram intenção de compra, quantidade e valor do presente, forma de pagamento e tipo de loja onde vai comprar. Os dados traçam o perfil do consumidor por cidade e faixa etária.

A prioridade de 46% das pessoas é comprar itens com descontos ou promoções. A pesquisa é do Projeto Levante Sul de Minas e do Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (Geesul), com apoio do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis.

Como serão as compras para dia dos pais

Os entrevistados que vão presentear somam 77,1%. Entre eles, 56,3% pretendem dar um presente,17,7%, escolheu dois, 2,1% preferem três e apenas 1% optaram por cinco ou mais presentes. As principais escolhas são roupas, calçados e artigos esportivos. Bom atendimento também ajuda na escolha, garantem entrevistados.

Para a maioria (48,6%), o valor investido será de R$ 50 a R$ 100, enquanto 29,7% pretendem dar entre R$ 100 e R$ 200 em presentes. O cartão de crédito está em primeiro lugar na forma de pagamento (48,6%). A segunda opção é o cartão de débito, para 27%, seguida por 12,2% em dinheiro, 8,1% via Pix e 4,1% no carnê.

Lojas do centro das cidades são 39,4% das escolhas de local para compra do presente, enquanto 5,6% compram nos bairros e 9,9% em outras cidades. O e-commerce que foi a principal preferência nessa data desde 2020, devido à pandemia, agora cai para 32,4% o shoppings centers representam 12,7%.

O coordenador da pesquisa, professor Guilherme Vivaldi, analisa que a escolha do local de compra mostra dois pontos importantes, o primeiro sobre o efeito do arrefecimento da pandemia, trazendo mais segurança para os consumidores realizarem suas compras presencialmente nas lojas.

“O segundo ponto de atenção é a manutenção do nível de procura pelas compras online, que ainda representam mais de 30% das intenções, mostrando que o consumidor aprendeu a comprar online na pandemia e o hábito permanece para muitos deles.”

A pesquisa está disponível ao público e mostra as cidades e aspectos que têm desde baixa à alta importância na escolha dos presentes. As faixas etárias que mais devem presentear são de 21 a 25, 26 a 30 e de 41 a 45 anos.

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