Pesquisa do dia dos pais mostra retomada em vendas presenciais no Sul de Minas
Estudo por amostragem aponta que 77% do público quer presentear e 67% devem fazer compras em lojas físicas
Nayara Andery / 09 agosto 2022Estudo por amostragem aponta que 77% do público quer presentear e 67% devem fazer compras em lojas físicas
Nayara Andery / 09 agosto 2022Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais aponta que 77,1% dos entrevistados querem presentear nessa data. O estudo por amostragem foi feito de 25 de julho a 3 de agosto. Ele mostra a preferência pelas compras em lojas físicas, que tinham perdido força na data desde 2020, devido à pandemia.
Pessoas de 19 municípios informaram intenção de compra, quantidade e valor do presente, forma de pagamento e tipo de loja onde vai comprar. Os dados traçam o perfil do consumidor por cidade e faixa etária.
A prioridade de 46% das pessoas é comprar itens com descontos ou promoções. A pesquisa é do Projeto Levante Sul de Minas e do Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (Geesul), com apoio do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis.
Os entrevistados que vão presentear somam 77,1%. Entre eles, 56,3% pretendem dar um presente,17,7%, escolheu dois, 2,1% preferem três e apenas 1% optaram por cinco ou mais presentes. As principais escolhas são roupas, calçados e artigos esportivos. Bom atendimento também ajuda na escolha, garantem entrevistados.
Para a maioria (48,6%), o valor investido será de R$ 50 a R$ 100, enquanto 29,7% pretendem dar entre R$ 100 e R$ 200 em presentes. O cartão de crédito está em primeiro lugar na forma de pagamento (48,6%). A segunda opção é o cartão de débito, para 27%, seguida por 12,2% em dinheiro, 8,1% via Pix e 4,1% no carnê.
Lojas do centro das cidades são 39,4% das escolhas de local para compra do presente, enquanto 5,6% compram nos bairros e 9,9% em outras cidades. O e-commerce que foi a principal preferência nessa data desde 2020, devido à pandemia, agora cai para 32,4% o shoppings centers representam 12,7%.
O coordenador da pesquisa, professor Guilherme Vivaldi, analisa que a escolha do local de compra mostra dois pontos importantes, o primeiro sobre o efeito do arrefecimento da pandemia, trazendo mais segurança para os consumidores realizarem suas compras presencialmente nas lojas.
“O segundo ponto de atenção é a manutenção do nível de procura pelas compras online, que ainda representam mais de 30% das intenções, mostrando que o consumidor aprendeu a comprar online na pandemia e o hábito permanece para muitos deles.”
A pesquisa está disponível ao público e mostra as cidades e aspectos que têm desde baixa à alta importância na escolha dos presentes. As faixas etárias que mais devem presentear são de 21 a 25, 26 a 30 e de 41 a 45 anos.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu