Região

Massa de ar frio traz chuva e mínima de 3ºC para Sul de Minas nesta semana

Queda de temperaturas e chuva na região mudam cenário seco e quente que predominou por mais de um mês

Nayara Andery / 08 agosto 2022

Chuva em Pouso Alegre. Foto Terra do Mandu.

A chuva marca o início de semana no Sul de Minas e uma massa de ar frio vai atuar sobre a região nesta semana. A mudança de tempo começou neste domingo (07/08) e vai durar alguns dias. Temperatura máxima pode chegar a 13ºC e mínima a 3ºC em alguns municípios.

O calor dá espaço à queda de temperaturas e redução da amplitude térmica, que é a diferença entre a mínima e a máxima. A umidade máxima do ar nos próximos dias vai ficar acima de 90%. As temperaturas caem no decorrer da semana.

Nesta segunda-feira (08/08) a previsão é de tempo instável com pancadas de chuva e céu nublado em cidades da região, como é o caso de Pouso Alegre. Chuva constante e moderada é registrada no município, desde a madrugada.

O tempo na região

O Sul de Minas pode ter chuvas a qualquer momento nesta segunda-feira. A instabilidade do tempo se deve a um sistema de baixa pressão aliado a fluxo de ventos.

Delfim Moreira tem previsão de temperatura mínima de 3ºC entre os dias 10 e 12 de agosto e máxima de 13ºC na quinta-feira (11/08). Em Maria da Fé, a mínima será de 4ºC.

A maioria dos municípios do Sul de Minas terá a mínima mais baixa registrada na sexta-feira (12/08). Um exemplo é Silvianópolis, com previsão de mínima de 5ºC.

Previsão para Pouso Alegre

A temperatura máxima para Pouso Alegre será de 22ºC nesta segunda-feira, com mínima de 17ºC. Pode chover a qualquer momento do dia em áreas isoladas.  No dia seguinte a mudança será para a temperatura mínima que cai para 16ºC e o tempo fica encoberto com chuvisco.

Céu nublado com chuva devem ser registrados na quarta (10/08) e quinta-feira. As temperaturas mínimas serão de 8ºC e 7ºC enquanto as máximas caem para 18ºC e 19ºC respectivamente. Será a primeira vez em agosto que a previsão da máxima fica abaixo dos 20ºC.

O dia com temperatura mais baixa será sexta-feira, com mínima de 6ºC. Em contrapartida o céu vai ficar claro e a amplitude térmica será de 15ºC, já que a temperatura máxima pode chegar a 21ºC.

Mais Lidas