Emprego

Sejusp MG abre concurso público com 178 vagas para Pouso Alegre

Seleção vai contratar 3,5 mil Agentes de Segurança Penitenciário em todo estado; há vagas ainda para Poços de Caldas e Lavras na região

Iago Almeida / 04 agosto 2022

A Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais abriu um novo concurso público para contratação de 3.506 Agentes de Segurança Penitenciário em todo o estado, sendo 2.953 homens e 553 mulheres. Na região sul de Minas, há vagas disponíveis em três cidades.

Em Pouso Alegre são 178 vagas disponíveis, sendo 29 para mulheres e 149 para homens. Já em Poços de Caldas serão 382 contratados, sendo 66 mulheres e 316 homens. Enquanto em Lavras são 135 vagas, sendo 35 para mulheres e 100 para homens.

Vale destacar que a contratação será temporária. A carreira exige o nível médio de escolaridade para inscrição. Além disso, os aprovados farão jus ao salário inicial de R$ 5.097,15. Veja abaixo a distribuição das vagas:

Confira o edital completo, clicando aqui. Veja abaixo a distribuição das vagas no estado:

Como se inscrever?

As inscrições começaram nesta quarta-feira (03/08) e poderão ser realizadas até o dia 25 de agosto, através do site da FGV (Fundação Getúlio Vargas), banca organizadora do certame. Além disso, será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 44,95.

Provas e etapas

De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados por meio de três etapas: uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; uma avaliação psicológica, de caráter eliminatório, e uma investigação social, de caráter eliminatório.

As duas primeiras fases do concurso serão realizadas nos Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas. Por outro lado, a investigação social ocorrerá somente em Belo Horizonte.

A prova objetiva será aplicada no dia 9 de outubro de 2022 e será composta por 70 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Os candidatos deveram responder aos seguintes conhecimentos:

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Noções de Direito: 10 questões;
  • Direitos Humanos: 10 questões;
  • Legislação Especial: 20 questões;
  • Raciocínio Lógico: 10 questões.

 

Atribuições

O Agente Penitenciário deverá exercer atividades de escolta e custódia de presos; executar operações de transporte escolta e custódia de presos em movimentações externas, bem como de transferências interestaduais ou entre unidades no interior do Estado.

Além disso, deverá realizar buscas periódicas nas celas; realizar revistas nos familiares e visitantes dos presos; prestar segurança a profissionais diversos que fazem atendimentos especializados aos presos nas unidades prisionais; conduzir presos à presença de autoridades; adotar as medidas necessárias ao cumprimento dos alvarás de soltura, obedecidas as normas próprias; informar ao preso sobre seus direitos e deveres de conformidade com o Regulamento e Normas de Procedimentos do Sistema Prisional de Minas Gerais – ReNP e demais normas vigentes.

Ainda, verificar sobre a necessidade de encaminhar presos a atendimentos especializados; entregar medicamentos aos presos, observada a prescrição médica; prestar assistência em situações de emergência: primeiros socorros, incêndios, transporte de enfermos, rebeliões, fugas e outras assemelhadas.

Deverá ainda preencher formulários, redigir e digitar relatórios e comunicações internas; participar de comissões de classificação e de disciplina, quando designado; exercer outras atividades que vierem a ser incorporadas ao cargo por força de dispositivos legais.

Mais Lidas