Notícia

PL aprovado aumentará número de médicos em policlínicas de Pouso Alegre

Intenção é contratar mais 18 médicos e 4 enfermeiros para as unidades de saúde dos bairros São Geraldo e São João

Iago Almeida / 04 agosto 2022

Foto: PMPA

Os vereadores de Pouso Alegre aprovaram, durante Sessão Ordinária desta semana, dois Projetos de Lei que permite a prefeitura realizar a contratação de médicos e enfermeiros para as policlínicas do município.

Os projetos (nº 1359 e nº 1360/2022) são de autoria do Poder Executivo e entraram na pauta com pedido de única votação. As propostas foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores. A intenção é contratar 18 médicos e 4 enfermeiros para atuarem na Saúde do município.

De acordo com o texto, serão nove médicos e dois enfermeiros dedicados à Policlínica do bairro São Geraldo, e outros nove médicos e dois enfermeiros à Policlínica do bairro São João.

Vale destacar que as policlínicas realizam consultas médicas em regime de pronto atendimento nos casos de menor gravidade, prestando apoio diagnóstico e terapêutico conforme a sua complexidade e encaminhamento daqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado em locais com serviços hospitalares de retaguarda.

Elas são responsáveis por concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar.

As unidades também possuem o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados diretamente para as unidades hospitalares, além de ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais Lidas