Notícia

Observatório registra meteoro brilhante durante a madrugada em Brazópolis

Registro foi feito por volta de 5h10 pela câmera que fica no Pico dos Dias, no principal observatório de pesquisa em solo brasileiro

Iago Almeida / 03 agosto 2022

Foto: Observatório do Pico dos Dias

Um meteoro muito brilhante foi registrado por diversas câmeras na madrugada desta quarta-feira (03/08) passando pelo céu de Brazópolis, no Sul de Minas. O registro foi feito por volta das 5h10 pelo Observatório Pico dos Dias, gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica/MCTI.

Segundo o coordenador do observatório, Saulo Gargaglioni, o bólido (nome que se dá para um meteoro brilhante) foi registrado em duas câmeras allsky da instituição. Ele citou ainda que muitas pessoas avistaram o meteoro pela madrugada.

De acordo com relatos de testemunhas, o evento aponta para uma magnitude (escala que se usa para medir o brilho das estrelas) estimada em -8, em uma altitude aproximada de 100km quando iniciou sua trajetória descendente e apresentou um forte clarão.

“Para uma ideia de comparação, o Sol tem a medida de intensidade de brilho (magnitude) de -22. No céu em período noturno, o planeta Vênus, um dos objetos que mais se pode ver brilhante no céu, tem magnitude em torno de -4. Sirius, a estrela mais brilhante, tem magnitude -1,5. E a Lua cheia -12. O meteoro então foi bem brilhante, com magnitude de -8”, explica Saulo Gargaglioni.

A imagem a seguir, em uma análise da Rede Exoss de astronomia cidadã que atua em conjunto com o Laboratório Nacional de Astrofísica e com diversas instituições científicas, voltada para o estudo de meteoros e bólidos, apresenta a possível trajetória do meteoro. As análises estão em andamento para refinar os dados iniciais.

Foto: Observatório do Pico dos Dias

Chuva dos Caelidas de agosto

De acordo com o professor da Universidade Federal de Itajubá, Gabriel Hickel, a chuva dos Caelidas de agosto foi primeiramente determinada pelo estudos da BRAMON (BRAzilian Meteor Observation Network), que também trabalha com monitoramento de meteoros.

A descoberta da BRAMON ocorreu em 2017 e foi reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU), órgão internacional que coordena nomenclaturas, descobertas e padrões astronômicos em todo o mundo.

Esta chuva tem maior intensidade pelo dia 05 de Agosto, mas pode ser observada em todo o Brasil, de 25 de Julho a 15 de Agosto, sempre entre meia-noite e o amanhecer. Seus meteoros penetram na atmosfera da Terra a uma velocidade de 44,5 km/s.

Foto: Observatório do Pico dos Dias

2° meteoro em um mês

Um outro meteoro brilhante foi captado no céu de Brazópolis há um mês, na noite do dia 04 de julho. O registro foi feito às 23h37, pelas câmeras do mesmo Observatório do Pico dos Dias. Este meteoro também foi registrado em outras câmeras do programa de monitoramento de uma rede que realiza pesquisas com meteoros no país.

 

 

Mais Lidas