Notícia

Após prédio ser interditado, 24 pessoas precisaram ir para casa de parentes em PA

Prefeitura emitiu nota nesta quarta, falando sobre a situação do prédio que pegou fogo por três vezes em 24h; dono será responsabilizado

Iago Almeida / 03 agosto 2022

Fotos: Corpo de Bombeiros

Pessoas que moravam em um prédio na Rua Silviano Brandão, no Centro de Pouso Alegre, estão tendo que deixar o local, após o Corpo de Bombeiros interditar a edificação, que pegou fogo por três vezes em menos de 24 horas.

Segundo a Prefeitura, 24 pessoas estão sendo acolhidas em casas de parentes ou aguardando que o inventariante arrume um outro local para elas, pois algumas pagaram alugueis adiantado. Segundo moradores, o aluguel das kitnets varia entre R$ 400 e R$500 mensais.

A prefeitura emitiu uma nota na manhã desta quarta-feira (03/08), explicando a situação das famílias que moravam na edificação. De acordo com o Executivo, a Secretaria Municipal de Políticas Sociais também prestou assistência aos moradores que precisaram desocupar o prédio.

“A equipe de assistência social cadastrou todas as famílias para o acompanhamento e suporte posterior. O município esclarece que até o momento, familiares do responsável pelo imóvel estão se responsabilizando pela mudança dos ocupantes do local”, disse a Prefeitura.

Vale destacar que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros identificaram que o local era irregular, pois não tinha qualquer tipo de equipamento de segurança contra incêndio.

Além disso, a prefeitura ainda afirmou que o espaço será interditado e o responsável pela edificação responderá legalmente pelo ocorrido. Mas, o local só não está totalmente interditado ainda, segundo o Executivo, pois algumas famílias ainda estão retirando objetos.

A nota afirma ainda que a Prefeitura segue acompanhando o caso e está à disposição das famílias. Além disso, a Defesa civil disponibilizou caminhão e espaço para a guarda dos pertences dos moradores, porém até o momento ninguém precisou.

Importante destacar que o Corpo de Bombeiros havia afirmado nesta terça-feira (02/08), que as famílias seriam abrigadas pela Prefeitura, mas o Executivo confirmou que nenhuma precisou de abrigo até o momento, pois foram para casa de parentes.

Fotos: Corpo de Bombeiros

Nota da Prefeitura na íntegra

“A Prefeitura de Pouso Alegre esclarece que com relação aos incêndios em um prédio na rua Silviano Brandão, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros identificaram que o local era irregular. Diante disso, o espaço será interditado e o responsável pela edificação responderá legalmente pelo ocorrido.

A Secretaria Municipal de Políticas Sociais também esteve no local para prestar assistência aos moradores que precisaram desocupar o prédio. A equipe de assistência social cadastrou todas as famílias para o acompanhamento e suporte posterior.

O município esclarece que até o momento, familiares do responsável pelo imóvel estão se responsabilizando pela mudança dos ocupantes do local. A Prefeitura segue acompanhando o caso e está à disposição das famílias”. 

Três incêndios em 24h

O primeiro incêndio aconteceu às 15h10 de segunda-feira (01/08), em uma kitnet que fica no terceiro andar; 100 litros de água foram gastos para apagar as chamas. Não houve vítimas, apenas danos materiais.

Depois, na madrugada desta terça-feira (02/08), uma outra kitnet, desta vez no segundo andar, também pegou fogo e mobilizou o Corpo de Bombeiros. Os moradores de todo o prédio foram evacuados até que o combate fosse encerrado.

Ainda nesta terça-feira, por volta das 13h30, outro incêndio atingiu a parte da frente da edificação, onde possui uma parte da construção não terminada que continha alguns entulhos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo não chegou nos apartamentos.

 

Mais Lidas