Um funcionário de uma obra encontrou uma caixa com diversos remédios e materiais de uso restrito hospitalar, descartados em uma caçamba de lixo em Itajubá, no Sul de Minas. Alguns materiais estavam dentro da validade. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (01/08), no bairro Santos Dumont.
De acordo com informações do portal Plantão 24h MG, o funcionário da obra acionou um amigo que trabalha no Samu, que esteve no local e depois acionou os órgãos responsáveis.
Vídeos que circulam nas redes sociais e fotos tiradas pelo funcionário do Samu mostram seringas, remédios e até testes de Covid-19 (VEJA FOTOS ABAIXO). A Vigilância Sanitária recolheu os materiais e a Polícia Civil vai investigar como a caixa foi parar naquele local e a origem deles.
Em nota, a Prefeitura de Itajubá afirmou que não possui relação com o descarte e que o material foi identificado como sendo de outro município. Veja a nota abaixo, na íntegra:
“A Prefeitura de Itajubá esclarece que não possui qualquer relação com o descarte de medicamentos de alto custo (controlados) realizado em um terreno da cidade. Reforça ainda que preza pela transparência e gestão correta de seus insumos, bem como o descarte correto e responsável de qualquer material hospitalar que possa ser prejudicial à saúde humana e ambiental. Informa ainda que o material já foi coletado pela Vigilância Sanitária e identificado como sendo de outro município. A investigação está a cargo da Polícia Civil”.