Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (26/07), a Secretaria de Saúde de Pouso Alegre confirmou que existem três casos suspeitos e em investigação de varíola dos macacos na cidade. Ainda, a secretaria afirmou que está acompanhando a situação.
“A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foram realizadas três coletas de amostras para investigação da doença viral Monkeypox. Em tempo, o munícipio esclarece que está atento e acompanhando os pacientes”, informou a nota.
Os pacientes estão em isolamento domiciliar. Entretanto, a Prefeitura informou que por enquanto não divulgará dados pessoais (como nome e idade) dos casos suspeitos.
Vale destacar que a varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. No Brasil, já foram confirmados mais de 800 casos da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.
Caso suspeito em Poços de Caldas
Quem também confirmou caso suspeito de varíola dos macacos, nesta terça-feira (26/04), foi a Prefeitura de Poços de Caldas. Segundo a prefeitura, na última sexta-feira (22), um paciente com histórico de viagem entrou em contato com o sistema de Saúde com sintomas característicos da doença.
O setor da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde coletou a amostra que foi enviada para Fundação Ezequiel Dias – FUNED e aguarda o resultado.
Situação em Minas Gerais
Importante destacar que com menos de um mês após o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos (monkeypox), Minas Gerais já tem 44 registros da doença, em nove municípios, mas nenhum no sul do estado. Os números foram confirmados nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde.
Belo Horizonte, que lidera o número de casos (32), é a única cidade com transmissão comunitária no Estado. Em seguida aparecem Santa Luzia (3), Governador Valadares (2) e Sete Lagoas (2). Cataguases e Juiz de Fora, ambas na Zona da Mata, Contagem, na região metropolitana, Mariana, na região Central, e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, têm um caso cada uma.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, todos os casos confirmados até o momento no Estado são do sexo masculino, com idades entre 22 e 48 anos, e em boas condições clínicas. Ao todo, duas pessoas estão internadas em Minas Gerais, devido à necessidade clínica e isolamento.
Emergência de Saúde decretada
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde no último sábado (23/07). A doença já afetou quase 17.000 pessoas em 74 países, segundo anunciou o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Para a OMS, emergência de saúde pública é um “evento extraordinário que constitui um risco à saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças e potencialmente exige uma resposta internacional coordenada”.
Nessa situação, a organização recomenda que autoridades de saúde do mundo inteiro reforcem seu monitoramento da doença e fiquem preparados para eventualmente adotar medidas de contenção.