Gente do Mandu

Veterano da 2ª Guerra Mundial morre aos 101 anos no Sul de Minas

José Augusto Ferreira Pó pertencia a Força Expedicionária Brasileira (FEB) que participou de operações de guerra na Itália

Iago Almeida / 25 julho 2022

Foto: Prefeitura de Extrema

Morreu em Extrema, no sul de Minas Gerais, José Augusto Ferreira Pó, veterano da Força Expedicionária Brasileira que participou de operações de guerra na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. O comunicado foi feito pela Prefeitura neste domingo (24/07).

“Desejamos conforto a todos os familiares, Sr. José Pó será sempre um exemplo a todos nós e jamais será esquecido em nossa cidade”, escreveu a prefeitura, lamentando a perda.

O corpo do veterano foi velado e sepultado às 13h deste domingo, no Cemitério Municipal de Extrema, onde ele vivia atualmente.

Homenagem em 2019

Em 2019, José Augusto Ferreira Pó foi homenageado em Extrema, pela Prefeitura, com a presença de amigos, autoridades, civis e cidadãos que participaram das gravações do vídeo “Um Expedicionário de Extrema” do Projeto Memória Viva de Extrema, que trata da experiência do veterano.

Além disso, ele ainda recebeu o título de cidadania honorária concedido pelo Município de Montese (Itália). O Soldado, de acordo com dados do Exército Brasileiro, fora incorporado ao 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana – batalhão que contribuiu para a vitória da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária na batalha de Montese e de outras localidades da região.

“Montese tem laços fortes com o Brasil e com o Exército Brasileiro, que no dia 14 de abril de 1945, graças a 3 batalhões da Força Expedicionária Brasileira, conseguiu libertar Montese dos alemães, depois de seis meses de batalha. A organização deste evento insere-se neste contexto. Trata-se de uma iniciativa que visa valorizar a história e a memória de um veterano da Segunda Guerra Mundial”, explicou Rafaela Ferreira da Silva, Chefe de Divisão de História de Extrema, na época.

Foto: Prefeitura de Extrema


Mais Lidas