Santa Rita do Sapucaí anunciou nesta semana uma conquista importante que vai beneficiar a área da saúde na cidade e também na região. O Hospital Antônio Moreira da Costa recebeu autorização e habilitou 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uso convencional. A conquista foi comemorada por funcionários e pacientes.
“A abertura da UTI trouxe inúmeros benefícios, tanto para a população da região, quanto a nós, profissionais, tanto médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, que temos o privilégio de formar uma equipe completa com acesso a maior tecnologia e maior benefício ao paciente”, enfatizou Dra. Mariana Silva Messias, médica plantonista da UTI no hospital.
“A gente conta com profissionais especializados e prontos para atender todos os pacientes que serão para nós referenciados”, completou a coordenadora de Enfermagem do setor de UTI, Daniela Moraes Sene.
Antes, os leitos eram usados apenas para tratamento da Covid-19. E para o presidente da Fundação Santa-ritense de Saúde e Assistência Social, Marcos Goulart Vilela, era um sonho habilitá-los, mas ele sempre teve como resposta que a UTI convencional era impossível.
“A gente não esqueceu e agora quando surgiu uma oportunidade de fazer uma UTI, nós descobrimos que o sonho era quase impossível, tal o tamanho do desafio que nós tivemos que enfrentar, para em três meses, transformar a área que nós tínhamos aqui, que não era adequada, de acordo com o projeto que havia sido aprovado e fazer uma reforma completa em uma área grande e em um espaço de tempo extremamente reduzido”, enfatizou o presidente.
Agora, o hospital foi classificado como microrregional complementar, fazendo com que ele possa funcionar com mais autonomia e ampliar os serviços prestados para a saúde da região.
“A importância da realização desse sonho é salvar vidas. Nós não imaginávamos quando criamos essa UTI, que nós teríamos a oportunidade de salvar centenas de vidas. Agora, com esse reconhecimento definitivo para operação dessa UTI, nós vamos poder fazer neste hospital, cirurgias mais complexas e colaborar com a melhoria da qualidade de saúde da nossa região”, enfatizou o prefeito Prof. Wander Wilson Chaves.
A nova unidade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Fundação Santa-ritense de Saúde e Assistência Social, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, empresas parceiras, Amigos do Hospital e verba parlamentar.