Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Filhas de idosa morta por atropelamento se emocionam em protesto por justiça

Filhas de D. Iraci se emocionam em protesto após morte da mãe.

As filhas de Iraci Oliveira Peña, Tamara e Renata não seguraram a emoção quando chegaram ao local onde a mãe foi atropelada no bairro Foch, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Juntamente com amigos, elas organizaram um protesto no último domingo (10/07) para cobrar justiça no caso e pedir melhorias no trânsito.

A aposentada, de 68 anos, atravessava uma faixa de pedestre da Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira para comprar ração para o cachorro, quando um carro parou, mas, uma moto pilotada por um adolescente de 16 anos a atropelou. Ela morreu dois dias depois por traumatismo craniano.

Em todo o trajeto as pessoas pediam justiça e paz no trânsito. Foi a primeira vez que a família de Iraci voltou ao local do acidente e não conteve a tristeza de ver o trecho, onde mesmo a faixa de pedestre não foi suficiente para evitar que a aposentada fosse uma vítima fatal do trânsito.

“Por ela estamos aqui lutando por melhorias, para que mais pessoas não morram como a minha mãe morreu”, disse a filha Tamara Rodrigues.

“A forma que ela se foi, foi muito injusta. Vários erros. A gente está buscando por justiça, porque se fosse uma de nós ela estaria fazendo a mesma coisa”, fala a filha Renata Rodrigues.

Gabriel, neto de Iraci, criança, segurava um cartaz com a mensagem “ninguém respeita pedestres”. Ele quer que o aconteceu com a avó não fique apenas nas estatísticas de mortes no trânsito.

“Eu não quero que ninguém sofra um acidente como aconteceu com a minha avó. Eu quero que pelo menos com essa manifestação melhore, para que tenha sinalização não só aqui, mas em todas as ruas”, acrescenta o menino.

Iraci era querida entre as pessoas do bairro e conhecida por ser uma mulher ativa e contente. A alegria e a vida de Iraci foram interrompidas por acidente de trânsito.

O adolescente que pilotava a moto não tinha carteira de habilitação, já que tem 16 anos. A informação é que trabalhava como entregador. Ele foi apreendido e na delegacia contou à polícia que pegou escondido a moto do tio. O adolescente foi liberado quando a mãe chegou. Um dos pedidos da manifestação foi justiça.

Um homem de 62 anos também foi atropelado na mesma avenida e teve ferimentos leves. Isso aconteceu cinco dias depois do acidente de Iraci. Para a família e amigos dela, é preciso conscientizar as pessoas e melhorar o trânsito com urgência.

O que diz a prefeitura

A prefeitura respondeu em nota que está atenta às demandas do trânsito da cidade e que se solidariza com familiares e amigos de dona Iraci.

“Em relação à Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, um importante e extenso corredor viário do município, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes irá realizar melhorias na mobilidade urbana em toda extensão desta via, incluindo a revitalização das faixas de travessias e implantação de refúgios aos pedestres, nos próximos meses. Vale ressaltar que a sinalização de trânsito não exclui a responsabilidade e conscientização da população sobre medidas de segurança e o risco ao não cumpri-las.”