O acesso a procedimentos como cirurgias estéticas faciais têm se tornado cada vez mais facilitado no Brasil. Um dos motivos é a legalização da abertura de mercado para profissionais da odontologia realizarem esses procedimentos, após uma vitória judicial em 2022 relacionada a uma dentista de Pouso Alegre.
Milene Satriani é dentista especialista em cirurgia estética facial e mora e trabalha em Pouso Alegre. Ela está entre os cinco primeiros profissionais da odontologia a conseguirem na justiça o direito de realizar esses procedimentos, o que abriu precedentes para dentistas de todo o país.
O Brasil lidera o ranking mundial de cirurgias estéticas nas regiões do pescoço e rosto, com mais de 493 mil procedimentos cirúrgicos. Os dados são de pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, relativa a 2020. Esses procedimentos podem atenuar rugas, preencher partes do rosto ou até mudar a fisionomia.
Milene começou como endodontista e lembra que há 12 anos foi a primeira dentista da região a trabalhar na área estética. Esse pioneirismo continua. Ela sempre faz cursos e ingressou na Associação Brasileira de Profissionais de Saúde (Abrapros), instituição presidida pelo médico cirurgião, Thiago Marra.
Juntos, eles conseguiram a liminar judicial sobre o direito de realizar cirurgias estéticas faciais enquanto dentista. A instituição busca que cada vez mais classes especializadas possam fazer esses procedimentos com qualidade e que isso seja mais acessível para a população.
Esse também é o sonho de Milene, que vê na facilidade desse acesso, a realização da expectativa de muitas pessoas e da melhora da autoestima delas. No consultório ela percebe a crescente busca da população por procedimento estéticos faciais, principalmente as cirurgias.
Confira a reportagem em vídeo: