Esporte

Ciclistas de Pouso Alegre se destacam no L’Étape Rio com quase 2 mil atletas

Três dos atletas irão participar do Tour de France, que inicia no dia 1º de julho em Copenhague, na Dinamarca, com um percurso de 3.328 km

Iago Almeida / 27 junho 2022

3° categoria – Gustavo Couto / Foto: Divulgação

Quatro ciclistas pouso-alegrenses se destacaram e conquistaram lugar de destaque no L’etape Rio de Janeiro, segunda edição da maior prova de ciclismo da América Latina, que aconteceu neste último fim de semana, entre nesta sexta-feira (24/06) e domingo (26/06). Foram cerca de 1.800 ciclistas inscritos. Confira a classificação dos pouso-alegrenses:

  • Wagner Rezende – 7° geral 2°categoria 35-39, 102km
  • Guilherme Couto – 2° geral percurso 102 km (2h41min11s)
  • Gustavo Couto – 12° geral 3°categoria 18-34. 102km
  • Luiz Flávio Rosa – 2° geral percurso 46 km (1h13min39s)

Além disso, também teve o atleta Leandro Moretti, que não chegou a conquistar lugar no pódio, ficando em 32° geral 9° categoria 18-34, 102 km. Entretanto, o atleta se destaca pois é amador e realiza seus treinamentos sozinho.

A competição foi uma prévia para esquentar o Tour de France, que inicia no dia 1º de julho na capital Copenhague, da Dinamarca, com um percurso de 3.328 km, passando por vários países até chegar a França. O evento reunirá a elite do ciclismo de estrada mundial. Luiz Flávio, Ivan Mariosa e Guilherme estarão representando Pouso Alegre na competição.

 

 

No Rio de Janeiro, a segunda edição do ‘L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander’ teve início na Marina da Glória, onde também aconteceu a largada da prova neste domingo (26/06). Mais de 35 marcas estavam presentes no evento, que também recebeu atrações e palestras, sendo como um ponto de encontro para os ciclistas.

O L’Étape promoveu uma prova com passagem pelas orlas das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. O trajeto ainda contou com percursos pelas vistas do Pão de Açúcar, e dos “Alpes Cariocas”, mais conhecidos como Vista Chinesa e Mesa do Imperador, e teve a mesma subida por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

Segundo Geral – Guilherme Couto / Foto: Divulgação

Presença feminina foi forte

A prova este ano contou com 24% do público feminino, mostrando a constância das mulheres na modalidade e o aumento gradual do número de ciclistas do sexo feminino. Entretanto, nenhuma mulher estava representando Pouso Alegre na competição.

“Acho muito bacana a participação feminina no ciclismo, esse ano tivemos 24% do público de mulheres, isso é incrível, espero que tenha cada vez mais. Esse número só não é maior porque ainda existe muito medo e insegurança, além das pessoas acharem que é muito caro praticar ciclismo, hoje é viável conseguir os equipamentos para iniciantes. Queria pedir para todas as mulheres passarem da barreira do medo, o L’Étape é uma prova que se preocupa com os ciclistas, é para todos os níveis e idades, vem com a gente, depois que começa tudo muda”, disse Luciana Prados, embaixadora L’Étape Rio.

Inscrições para o próximo ano

Ainda no primeiro dia do evento em 2022, a organização confirmou a realização da prova para o próximo ano. A confirmação veio da Prefeitura do Rio de Janeiro em conjunto com a organização do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander. O evento será realizado entre os dias 23 a 25 de junho de 2023. As inscrições, inclusive, já estão abertas.

Wagner Rezende – 2° categoria / Foto: Divulgação

Tour de France e L’Étape

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição.

É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece normalmente ao longo mês de julho. O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

Criado em 1993, o L’Étape du Tour oferece a atletas amadores e amantes do ciclismo a oportunidade de participar de um evento com o espírito do Tour de France. Oferecendo sensações muito próximas do que é vivido no ambiente profissional, logo começou a atrair ciclistas do mundo todo que viajavam até a França em busca desta experiência.

Hoje em dia, aproximadamente 13 mil ciclistas de mais de 50 países costumam se reunir para o L’Étape du Tour. Cada prova traz a esses atletas a oportunidade de pedalar em um trajeto diferente, descobrir novas regiões e combinar um desafio desportivo com o turismo em um dos mais belos países da Europa.

Qualquer ciclista amador ou profissional, contanto que tenha 18 anos, pode participar do L’Étape Rio de Janeiro Santander by Tour de France. Por se tratar de um evento ciclístico fisicamente desafiador que requer treinamento intensivo, o único requisito é a apresentação de um atestado médico de aptidão para a prática competitiva de ciclismo emitido por um médico, carimbado com a CRM e válido por um ano dentro do período do evento.

Mais Lidas