Pouso Alegre

Transporte público de PA investe em frota e tecnologia para melhorar serviço

Frota será ampliada para 60 veículos a partir de segunda-feira (27/06). Novo aplicativo, site e ouvidoria já estão em funcionamento.

Nayara Andery / 24 junho 2022

O transporte coletivo em Pouso Alegre tem novidades em busca de melhorar e ampliar o serviço. A Prefeitura e a Viação Expresso Planalto anunciaram o lançamento do aplicativo que mostra as linhas de circular em tempo real, além de um site da empresa para a cidade e falaram da ouvidoria e tarifa social. De acordo com o prefeito, Cel. Dimas Fonseca, os anúncios surgiram reclamações da população.

A Expresso Planalto diz que investiu R$ 10 milhões em tecnologia, novos ônibus, GPS, mão de obra e equipamentos para o Centro de Controle Operacional. O objetivo é melhorar o atendimento. São 60 veículos e 22 linhas, que agora podem ser monitorados pelo usuário, em tempo real, conta Rafael do Carmo, superintendente de operações da Planalto. 

Para acompanhar o trajeto e horários de circular é necessário baixar o aplicativo Cittamobi. Ele está disponível para Android e IOSE a partir da próxima segunda-feira (27/06) entram em operação os quatro novos circulares comprados pela Viação para atender as linhas com maior fluxo de passageiros.

Benefício no valor da passagem

Desde 1º de junho está em vigor em Pouso Alegre a tarifa social, que reduz o valor pago na passagem pelo usuário. Com esse benefício a tarifa urbana de R$ 5,80 sai por R$ 3,00, a rural de R$ 7,70 sai por R$ 4,00 antecipada e R$ 4,90 na catraca, enquanto a de estudantes é a metade desses valores. A diferença em todos esses valores é paga pela prefeitura, lembra o supervisor da secretaria de trânsito e transporte, Amarildo Fernandes.

Pouso Alegre tem em média 550 mil passageiros de transporte coletivo por mês. Com a tarifa social, a expectativa é que mais pessoas utilizem esse transporte. O número estimado para junho em diante é de 620 mil usuários. Segundo Cel. Dimas, a Tarifa Social que está em vigor até dezembro será renovada até o final do mandato dele, o que termina em 2024.

Ouvidoria

Para quem tiver algum problema ou reclamação do transporte coletivo é possível registrar a queixa na Ouvidoria, por telefone ou pelo novo site da empresa, www.planaltopousoalegre.com.brO prefeito lembra que a população tem um canal de ouvidoria na prefeitura para queixas em geral e outro na Planalto, para reclamações sobre o transporte público. O que chega à ouvidoria é fiscalizado pelo próprio município.

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