Polícia

Ataque em Itajubá: PM confirma um preso e quatro carros apreendidos

Porta voz da PMMG, Maj. Layla, afirma que denúncias por parte da população da região têm ajudado no trabalho dos militares, que segue intenso

Iago Almeida / 23 junho 2022

O trabalho da Polícia Militar e das demais forças de segurança de Minas Gerais e São Paulo segue intenso no Sul de Minas, na região de Itajubá, para captura dos criminosos que atacaram uma agência da Caixa e tacaram o terror na cidade, com tiros, armamentos pesados e fuga. Até o momento, apenas um suspeito foi preso e encaminhado para a Delegacia.

A informação foi confirmada pela porta voz da PMMG, Major Layla. Anteriormente a PM havia informado que mais três pessoas tinham sido presas, informação que foi corrigida; sendo assim, apenas o rapaz que foi preso na madrugada segue detido.

 

Ainda de acordo com ela, quatro veículos foram abandonados na região nesta quinta-feira (23/06) e os trabalhos continuam. Um dos veículos foi encontrado em Brazópolis com vestígios de tiros e sangue.

“Toda nossa tropa da região, também de Belo Horizonte, está disponível para esse cerco bloqueio. Nós tivemos já quatro veículos abandonados em áreas distintas da região. Tivemos a prisão de um autor, que também já se encontra aqui na sede do batalhão”, disse a Major.

 

Carro apreendido em Extrema / Foto: Redes Sociais

Carro apreendido em Extrema / Foto: Redes Sociais

Carro apreendido em Extrema / Foto: Redes Sociais

A prisão do suspeito aconteceu na região de Brazópolis e Paraisópolis, onde também houve troca de tiros com a PM após a fuga dos criminosos de Itajubá. A PM suspeita que ao menos 12 pessoas participaram da ação. Cinco pessoas ficaram feridas durante o ataque, entre elas quatro policiais militares e um morador que passava pelo local em Itajubá.

“Quatro policiais militares foram feridos na fuga durante o cerco aos criminosos em outras cidades. Um deles passou por cirurgia. Todos encontram-se bem”, informou a nota da Prefeitura Municipal de Itajubá.

Além disso, de acordo com a Guarda Municipal, os assaltantes deixaram quatro bombas dentro da agência bancária em Itajubá, sendo duas no primeiro andar e outras duas no segundo. Por isso, o BOPE e o GATE foram acionados para retirar as bombas da agência, depois de desarmá-las.

O ataque

A ação dos criminosos teve início por volta das 23h30 desta quarta-feira (22/06). Vídeos de moradores mostram o cenário que lembra uma guerra em pleno centro da cidade (veja abaixo). É possível ouvir barulho dos tiros de fuzis e explosões de bombas e criminosos que circulam com armas de guerra.

Os bandidos tentaram incendiar um carro em frente ao quartel da PM. Eles jogaram gasolina no veículo, mas o fogo não se espalhou, enquanto o bando armado disparava tiros em todas as direções e cercava o centro da cidade.

Policiais Militares de toda a região realizam desde o início da madrugada uma operação de cerco e bloqueio. Oficiais de Belo Horizonte e São Paulo também estão em Itajubá. O comando operacional reforça que as cidades e rodovias da região estão sob monitoramento.

Até o momento um homem foi preso, segundo a Prefeitura Municipal em nota oficial, um batedor da quadrilha. Além disso, os outros envolvidos são procurados; a polícia estima que são mais de 12 pessoas envolvidas na ação.

Quatro veículos utilizados na ação criminosa já foram apreendidos em cidades vizinhas, como Brazópolis. Os serviços públicos, comércios e indústria estão funcionando normalmente em Itajubá.

 

Mais Lidas