Notícia

Operação no Sul de Minas combate fraudes de R$ 3 mi em empréstimos consignados

Mandados de prisão e de busca para desarticular quadrilha foram cumpridos em Cássia e Pouso Alegre, além de Franca (SP)

Nayara Andery / 06 junho 2022

 

A Operação Crédito Fácil é realizada no Sul de Minas e em São Paulo para desarticular uma quadrilha que fraudava empréstimos consignados. O Ministério Público de Minas Gerais estima que o prejuízo é estimado em R$ 3 milhões. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado cumpriu dois mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão em Pouso Alegre e Cássia, além de Franca (SP), Na manhã desta segunda-feira (06/06).

Para realizar a operação foram reunidos membros do Gaeco de Pouso Alegre, Passos, Varginha e Franca, além de seis promotores de justiça e 31 policiais militares de MG e São Paulo. O esquema da quadrilha prejudicou aposentados, pensionistas e instituições financeiras.

Como era feita a fraude

A quadrilha usava informações vazadas do banco de dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com isso conseguiam cópias digitais dos documentos de aposentados e pensionistas, cita o MPMG. A investigação apurou que com esses dados eram feitos empréstimos consignados. Fotos falsas conseguidas na internet eram utilizadas pelos criminosos para fraudar as instituições financeiras, acrescenta o MPMG.

Gaeco combate fraudes em empréstimos consignados no Sul de Minas e SP. Imagem MPMG.

Mais Lidas