Região

Cerca de 75% dos casais do Sul de Minas irão presentear no Dia dos Namorados

Levantamento afirma que valor do presente, em média, ficará entre R$ 50 e R$ 200; cartão de crédito é o preferido para pagamento

Iago Almeida / 06 junho 2022

Foto: Terra do Mandu

O Dia dos Namorados 2022 se aproxima. O próximo domingo, dia 12 de junho, é a data em que os casais celebram o amor e muitos buscam destinos turísticos, restaurantes ou hotéis, para celebrar o relacionamento e ter um momento para relembrar histórias e delícias do namoro.

O Projeto Levante Sul de Minas realizou entre os dias 23 e 30 de maio, a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados deste ano. O levantamento foi realizado em Varginha, Elói Mendes, Três Corações, Três Pontas, Pouso Alegre, Lambari e outras cidades,

A pesquisa é promovida em parceria com o Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas e apoio do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis e mostrou que 60,7% dos entrevistados irá comprar um presente, enquanto 25,6% não vai comprar presentes para a data e os demais irão comprar de 2 a 3 presentes.

Ainda de acordo com a pesquisa, os produtos mais procurados serão roupas, chocolates e almoços ou jantares fora de casa. O valor do presente, em média, ficou entre R$50 e R$200,00, e a forma de pagamento preferida será o cartão de crédito (49,4% dos entrevistados), seguido pelo cartão de débito (24,1%) e dinheiro (16,1%).

Diferente do panorama do Dia das Mães deste ano, que mostrou maior equilíbrio, o local de compras preferido pelos casais será na internet, com 44,4% das intenções, contra 29,3% das lojas do centro da cidade e 14,1% nos Shoppings Centers. Para o coordenador da pesquisa, Guilherme Vivaldi, esse resultado mostra uma tendência do comportamento do consumidor, que em 2021 apresentou intenções semelhantes.

Quando se trata de uma tendência, quer dizer que é um caminho mais seguro a se apostar, assim os varejistas devem buscar adaptar suas lojas de acordo com o comportamento do consumidor para extrair o melhor de suas vendas”, disse ele.

Quanto aos fatores que influenciam as decisões de compras, houve um equilíbrio, mostrando um alto nível de exigência do consumidor, que busca um produto de qualidade, com preços e prazos adequados. Interessante notar que o quesito “Atendimento” surge apenas em quinto lugar na pesquisa, mostrando que o diferencial das lojas físicas podem estar sofrendo diante da expansão das vendas online e a crise econômica.

 

 

Dicas aos lojistas e consumidores

Cliente mais exigente e maior concorrência, mostra que a cada dia o empreendedor deve buscar melhorias contínuas para se manter no mercado. Diante deste quadro, o Geesul e o Levante Sul de Minas preparam algumas dicas para esta data.

Para o lojista:

  • Multicanalidade é essencial: esteja onde o cliente está;
  • Ajuste o mix de produtos: aposte nos produtos mais procurados pelos clientes nesta data e faça promoções daqueles produtos que não estão entre os preferidos;
  • Trabalhe as formas de entrega: a pandemia acelerou o movimento de expansão dos grandes marketplaces e suas cadeias logísticas, para enfrentá-los é necessário investir em comodidade para o consumidor.

Para o consumidor:

  • Pesquise: diante de um quadro de alta inflação é necessário buscar melhores preços, desta forma pesquisar através de sites e redes sociais podem ajudar a comprar com melhores preços e prazos;
  • Observe a reputação da empresa: na internet as classificações dos produtos e lojistas, assim como comentários nas redes sociais e cadastro de reclamações no site Reclame Aqui, orientam a melhor escolha das empresas antes de comprar;
  • Evite o endividamento: evite parcelamentos longos, também o uso do Crédito Rotativo do Cartão de Crédito e compare os juros.

Os resultados completos da pesquisa podem ser acessados pelo painel interativo, clicando aqui.

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