O prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas José da Silva Fonseca, assinou nesta terça-feira (31/05) o novo decreto que volta a obrigar o uso de máscaras em ambientes fechados do município. A medida é adotada após o aumento dos casos de Covid-19.
“Hoje nós estamos publicando o decreto que obriga o uso de máscara em ambientes fechados. Essa medida tem que ser tomada devido ao aumento de casos de contaminação do coronavírus”, diz em vídeo o prefeito Cel Dimas.
“Infelizmente, esse cenário [de aumento de casos] não é só de Pouso Alegre. Ele é nacional. Buscando a contenção da transmissibilidade do vírus, a gente pede a todos que observem as determinações do decreto e que sigam essas orientações”, afirma a secretária de Saúde, Silvia Regina Pereira, que completou que essa é uma medida de prevenção da saúde de todas as pessoas.
A obrigatoriedade do uso da máscara vale para transporte coletivo, transporte por aplicativos, shoppings, lojas, supermercados, escolas, serviços de saúde, entre outros. Permanece, ainda, a indicação já em vigor para uso do álcool em gel.
O prefeito ainda disse que o objetivo é evitar que o aumento do número de casos provoque um colapso no sistema de saúde, momento em que o sistema de saúde enfrenta uma procura maior de pessoas com doenças respiratórias, devido às baixas temperaturas.
Ainda segundo a prefeitura, os casos de Covid-19, principalmente as internações devido à doença, estão sob controle. E reforça que, devido ao aumento de casos, medidas como essa são necessárias.
Confira aqui a íntegra do novo decreto.