Educação

Bombeiros realizam simulado de incêndio e pânico em escola de Pouso Alegre

Foi realizada evacuação da escola por todos os alunos, professores e funcionários; alguns pais reclamaram por não serem avisados

Iago Almeida / 25 maio 2022

Foto: Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar realizou um simulado de como agir em situações de incêndio e pânico na Escola Estadual Monsenhor José Paulino, em Pouso Alegre, na manhã desta quarta-feira (25/05). Foi realizada a evacuação da escola por todos os alunos, professores e funcionários do período matutino, compreendendo cerca de 400 pessoas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Operação Rota de Emergência visa promover o tema Segurança Contra Incêndio e Pânico junto ao Sistema de Ensino, disseminando a cultura de prevenção e autoproteção, testando o plano de intervenção e evacuação em situações de emergência.

Os simulados estão ocorrendo em todo o Estado de Minas Gerais, através do alinhamento de ações entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Estado de Educação, onde foram definidas previamente as escolas em que seriam realizados os simulados nesta primeira fase da Operação.

Em Pouso Alegre, as ações desenvolvidas foram preestabelecidas juntamente com a direção da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Trânsito.

Após o evento, todos se reuniram na quadra da escola, onde o Capitão BM Simões, Comandante da 1ª Companhia Operacional de Bombeiros, pode explanar sobre a importância da prevenção e autoproteção dentro das escolas.

“A segurança contra incêndio em edificações não depende somente de um bom projeto e execução das medidas preventivas. Depende também do conhecimento dos riscos e que todos saibam agir numa situação de emergência”, disse Capitão BM Simões.

Foto: Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros

Ação assustou pais e dividiu opiniões

A ação realizada na escola na manhã desta quarta-feira (25/05), assustou pais de alunos que estudam no colégio, uma vez que não houve aviso prévio de que a evacuação seria realizada. Além disso, nas redes sociais, muitos compartilhavam fotos e se mostravam curiosos para saber o que estava acontecendo na escola.

O Corpo de Bombeiros Militar informou que por se tratar de um simulado de situação de emergência, não teve aviso prévio, mas que levará a questão ao alto comando do CBMMG e à Secretaria de Estado de Educação.

“O simulado presume uma situação de emergência e avaliamos como a escola se organizaria nesta situação; um incêndio, uma situação de emergência, pegam todos desprevenidos. Entretanto, estávamos fazendo a segurança do local, o CBMMG e Secretaria Municipal de Trânsito”, disse.

Mais Lidas