Pouso Alegre

Beneficiários do Auxílio Brasil são convocados para acompanhamento de saúde em PA

Segundo a Prefeitura Municipal, acompanhamento é obrigatório e fundamental para manutenção do benefício e deve ser feito até 30 de junho

Iago Almeida / 25 maio 2022

Beneficiários podem procurar o Posto Puericultura ou outras unidades de saúde em Pouso Alegre / Foto: Ascom PMPA

A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, anunciou a convocação para que os beneficiários do programa Auxílio Brasil – substituto do Bolsa Família, procurem uma unidade de saúde para realizar o acompanhamento obrigatório de saúde.

Ainda segundo a prefeitura, o prazo para o procedimento, que é exigência do Governo Federal, encerra no dia 30 de junho e o não cumprimento das condicionalidades de saúde e educação podem acarretar sansões, tais como: advertência, bloqueio e suspensão do benefício.

“Mulheres entre 14 e 44 anos e gestantes devem comparecer no posto de saúde mais próximo da residência. Responsáveis por crianças de 0 a 7 anos também devem levar os pequenos neste período. Elas passarão por avaliação de peso e altura, para que o crescimento e desenvolvimento sejam acompanhados. Além disso, as vacinas devem estar atualizadas”, explicou a Prefeitura.

Para a avaliação é necessário levar a caderneta da criança ou o cartão da gestante, além do cartão do Auxílio Brasil, com Número de Identificação Social (NIS). O município ressalta que essas visitas às unidades de saúde devem ser feitas a cada seis meses e não precisam ser agendadas.

Confira o endereço e horário de funcionamento das unidades de saúde do município no site da Prefeitura.

Programa Auxílio Brasil

O Programa Auxílio Brasil é um programa federal de transferência direta e indireta de renda que integra benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

Ele compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do estado nutricional infantil e imunização das crianças. Assim, as famílias beneficiárias devem ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde.

Mais Lidas