Notícia

Padre Leandro Paulo do Couto, natural de Borda da Mata, morre aos 41 anos

Sacerdote foi criado na zona rural de Ouro Fino, onde sua família reside; ele era membro da Canção Nova e faleceu após cianose central

Iago Almeida / 19 maio 2022

Foto: Divulgação

Morreu nesta quinta-feira (19/05) o padre Leandro Paulo do Couto, membro da comunidade Canção Nova, Missão de Cachoeira Paulista/SP. Ele era natural de Borda da Mata, no Sul de Minas, foi criado no bairro rural Mandu, em Ouro Fino, na mesma região, onde sua família reside.

De acordo com a Canção Nova, o padre deu entrada no Centro Médico Padre Pio, em Cachoeira Paulista (SP), no fim da manhã desta quinta-feira (19), com um quadro de cianose central. Isso ocorre quando o sangue, com baixa concentração de oxigênio, chega nas artérias. Após sucessivas manobras de reanimação cardiopulmonar, o padre não resistiu e veio a óbito às 11h03.

Na Semana Santa deste ano, ele colaborou com a paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima, em Ouro Fino. O velório aconteceu no Santuário do Pai das Misericórdias (Av. Canção Nova, 500A – Alto da Boa Vista, Cachoeira Paulista).

Às 16h foi celebrada uma missa de corpo presente. Após a celebração, o corpo foi encaminhado para a terra natal do sacerdote, Borda da Mata (MG), onde será sepultado.

História

Padre Leandro Paulo do Couto nasceu no dia 11/04/1981, em Borda da Mata (MG). Ingressou na Comunidade Canção Nova em 2007 no modo de compromisso do Núcleo. Ordenado diácono em 20 de dezembro de 2015 e presbítero em 2016, Padre Leandro era um grande divulgador das histórias dos santos da Igreja. Abdicou de dedicar a si próprio o conteúdo do instagram pessoal para dedicar à promoção das frases e ensinos de santos.

Um dos mais queridos era Padre Pio, que teve um papel determinante na sua história vocacional, como ele mesmo contou antes de sua ordenação: “estava em casa, no horário do almoço, e liguei a TV na Canção Nova. Padre Roberto Lettiere estava pregando sobre a vida de Padre Pio. Meu coração se abrasou, e não tive mais dúvidas de que o Senhor estava me chamando ao sacerdócio”, disse.

O chamado, ainda incerto, o levou a terminar o namoro e procurar acompanhamento e direção espiritual. Tentou ingressar no seminário arquidiocesano de Pouso Alegre (MG) e caminho vocacional dos Redentoristas, mas o Senhor possuía outros planos. Através de uma homilia, vendo a TV Canção Nova, decidiu iniciar o processo de acompanhamento que o levaria a ser ordenado.

Notas de Pesar

“A Comunidade Canção Nova se une à família do Padre Leandro suplicando a Deus o consolo e a força da esperança da Ressureição e pede que o Pai das Misericórdias conceda ao nosso irmão, uma santa e feliz ressurreição, no convívio eterno dos santos a quem tanto testemunhou em vida”, escreveu a Canção Nova pelas redes sociais.

“Na certeza de que a morte é iluminada pela esperança de entrar na alegria do seu Senhor, pedimos que a Mãe da Piedade, nossa Padroeira conceda ao Pe. Leandro uma santa e feliz ressurreição e a toda a sua família grande consolação”, escreveu a diocese de Lorena (SP), também nas redes sociais.

Foto: Divulgação Canção Nova

Mais Lidas